A Prefeitura de Sertãozinho realizou a segunda etapa do Mutirão de Castração no último sábado, dia 06. A ação aconteceu na Praça 21 de Abril, na região central da cidade.
Na ocasião, foram esterilizados 169 animais de estimação de moradores do Centro, Alto do Ginásio, São João e outros bairros, sendo 120 cães e 49 gatos. Para participar, os cidadãos precisaram realizar um cadastro prévio. “Somando este número à primeira etapa de mutirões, ocorridos no jardim Alvorada e Cruz das Posses, chegamos ao número de 396 animais castrados. Com isso, atingimos nosso objetivo, de beneficiarmos cerca de 400 animais com as esterilizações”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
Regina Sanches e seu filho, André Sanches, levaram seus poodles ao Mutirão. Eles têm mais um outro cão, que já é castrado. Decidiram fazer o mesmo com Pitoco e Pluto, pois sabem o quanto isso é importante para evitar doenças futuras. “Estamos muito satisfeitos com essa realização da Prefeitura; eu, particularmente, penso que esse tipo de ação deveria acontecer outras vezes”, opinou Regina.
De acordo com a veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Andréa Bergamo, após a cirurgia, os animais devem permanecer em repouso por dez dias e usar um colar elisabetano ou roupinha cirúrgica para evitar que retirem os pontos. Os donos também devem trocar os curativos e dar a medicação de acordo com a prescrição do veterinário. Ela ainda destaca a importância dessa campanha, que intensifica a conscientização da população: “a castração previne, além das crias indesejadas, várias doenças, como tumor de mama, nas fêmeas, e de próstata e testículos, nos machos”.
O Mutirão de Castração ainda será realizado em outras regiões da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente está organizando um agrupamento das regiões ainda não atendidas, de acordo com a quantidade de animais cadastrados, para poder definir novas datas, que serão comunicadas aos munícipes em breve.