Todos os anos, o mês de outubro é dedicado à campanha de prevenção ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa. Através de diferentes ações, a população é conscientizada sobre os cuidados em relação à doença, como evitá-la e identificá-la precocemente.
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo que mais mata as brasileiras: são 30 mortes por dia. E uma em cada dez mulheres receberá o diagnóstico da doença, sendo uma a cada onze minutos!
Apesar disso, ao fazer o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 95%. Por isso, é importante que todas as mulheres façam o autoexame das mamas. Aquelas com mais de 50 anos, que não tenham histórico da doença na família, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar a mamografia, pelo menos uma vez a cada dois anos. O exame é gratuito.
Em Sertãozinho, a Secretaria Municipal de Saúde aproveita a campanha para reforçar a importância da prevenção, junto às pacientes que frequentam as UBSs. “Orientamos nossos profissionais a conversarem com as pacientes nas salas de espera, orientando sobre a importância do autoexame mensal, de pedir a mamografia ao médico a partir dos 40 anos, em caso de histórico positivo de câncer de mama na família, ou de fazer esse exame a cada dois anos, nos casos das mulheres a partir de 50 anos de idade, sem histórico familiar da doença”, explica a diretora da Divisão de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Thiana Dherê A. Braz.
Vale destacar que, o município de Sertãozinho faz parte do Programa Estadual “Mulheres de Peito”, através do qual, toda cidadã, a partir de 50 anos, pode agendar o exame gratuitamente, sem necessidade de encaminhamento médico, no mês de seu aniversário, através do telefone gratuito: 08007790000.
Para o dia 31 de outubro, marcando o encerramento da Campanha, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Academia Espaço Mulher Fitness, promoverá a Caminhada Outubro Rosa, um ato social de conscientização sobre a doença, em que serão oferecidas atividades físicas e atendimentos de saúde específicos para o público feminino. Os detalhes serão divulgados em breve.