Na noite de ontem, dia 09, o público que lotou a Praça “Mané Gaiola” pôde sentir o encantamento e a magia da abertura oficial da 16ª Feira do Livro de Sertãozinho.
O evento faz uma homenagem especial ao patrono desta edição, Rubem Alves (In Memoriam), um escritor muito conhecido na literatura brasileira e apaixonado pelos ipês-amarelos, que foi representado por sua filha, a também escritora Raquel Alves.
O discurso de Raquel girou em torno da história do pai. “Fiquei muito feliz de saber que meu pai foi o escolhido para ser homenageado neste evento tão bem organizado, e mais ainda por saber que Sertãozinho tem como símbolo o ipê-amarelo, a árvore pela qual meu pai era apaixonado”, contou.
Estiveram presentes também, diversas autoridades, entre elas o prefeito Zezinho Gimenez, acompanhando pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni; o vice-prefeito, Nilton César Teixeira; a secretária de Educação, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção; o secretário de Cultura, José Adilson dos Santos; o representante do Legislativo, Rogério Magrini dos Santos; e o presidente da 16ª Feira do Livro, Leandro Aprile.
“Diferentes vozes, infinitas histórias”
O tema da feira deste ano é o voluntariado e, por isso, cada uma das escolas participantes escolheu um voluntário que se destaca na sociedade sertanezina, para homenagear. Suas histórias estão retratadas em uma exposição disposta logo na entrada principal do evento, além de constarem na publicação oficial do evento: uma revista de 32 páginas produzida a partir de parceria entre as escolas municipais, a Comissão Organizadora e o Departamento de Comunicação da Prefeitura.
A escritora local homenageada escolhida para esta edição foi a servidora municipal Joana D’arc Tobias Vieira. Ela também esteve presente e não conseguiu esconder a emoção diante da homenagem.
O prefeito Zezinho Gimenez aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de toda a população que compareceu à abertura, além dos homenageados e professores; e salientou a importância do evento para a cidade. “Este ano, a Feira do Livro fez homenagem aos voluntários, e é incrível ver o quanto as pessoas têm essa vontade de ajudar o próximo. Fico muito feliz de saber que vocês fazem o melhor de si, com garra e determinação; deixo aqui os meus parabéns a todos os homenageados. Gostaria de ressaltar também, a importância deste evento para a educação da cidade, incentivando cada vez mais a leitura entre os nossos cidadãos”, concluiu.
Em dado momento da cerimônia, as autoridades entregaram vários mimos para os homenageados, e o prefeito em especial presenteou a filha do patrono com uma muda de ipê-amarelo doada pelo Viveiro Municipal; a paixão de Rubem Alves desta vez estava em um vasinho, que será transportado até Campinas/SP, onde a muda será plantada, no Instituto que leva seu nome.
A 16ª Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e conta com patrocínios de Unimed Ribeirão Preto, Savegnago Supermercados, Copercana, Prepara Cursos, Pedrão PVC e KNN idiomas, e apoio do IFSP.
E para quem ainda não compareceu, a Feira do Livro vai até as 13h de sexta-feira, dia 12, na Praça “Mané Gaiola”. A programação completa pode ser conferida aqui mesmo, na página inicial do site da Prefeitura.