Em busca de uma melhor qualidade ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, nas últimas duas semanas, a inspeção da frota municipal, a fim de verificar o nível de emissão de fumaça preta dos veículos movidos a diesel. Foi inspecionado um total de 218 veículos, compreendendo frota própria e terceirizada, e, dentre eles, 99,54% dos veículos foram aprovados.
Os motores a diesel são amplamente utilizados em veículos de grande porte, como vans, caminhões, ônibus e tratores. No entanto, quando em mau estado, os motores a Diesel são responsáveis pela liberação da chamada “fumaça preta” na atmosfera. Esta fumaça, composta em quase sua totalidade de material particulado, é extremamente nociva à saúde dos seres vivos e ao meio ambiente.
“Este resultado é bastante expressivo e indica que a Prefeitura vem mantendo esses veículos em bom estado, através da constante realização de revisões e readequações nos motores. Essas medidas preventivas minimizam a poluição do ar, bem como falhas inesperadas”, pontuou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, ao término das inspeções, no último dia 25.
Quanto aos veículos que foram reprovados, a Secretaria emitiu uma recomendação para manutenção, de forma a adequá-los aos parâmetros exigidos por Lei.
Durante a ação, todos os veículos foram identificados com uma etiqueta datando a última inspeção realizada.