Durante o lançamento oficial da 16ª Feira do Livro de Sertãozinho, ocorrido há menos de uma semana, várias informações sobre o evento foram divulgadas e, dentre elas, houve o anúncio do autor Rubem Alves (in memoriam), como patrono desta edição.
Rubem Alves (1933-2014), foi um dos intelectuais mais respeitados do Brasil e um dos maiores nomes da educação brasileira. Nascido no Estado de Minas Gerais, atuou como cronista, pedagogo, poeta, filósofo, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros infantis, psicanalista... Um multitalentos nascido em lar protestante, que percorreu diversos caminhos na vida, em diferentes momentos.
De pastor presbiteriano à vida acadêmica, entendeu que “gaiolas” deveriam ser abertas. Cárceres da Religião, da Pedagogia, da vida... Defendeu uma prática cristã engajada nas lutas sociais, tendo sido um dos precursores da Teologia da Libertação. Rubem Alves acreditava na beleza do mundo e encarava cada texto como uma semente. E torcia para que rapidamente virassem árvores, preferencialmente ipês amarelos!
Deixou, em 2014, um legado de mais de 146 obras escritas e publicadas no Brasil e em diversos países. Entre seus livros estão: “O Que é Religião”, “A Volta do Pássaro Encantado”, “Variações Sobre a Vida e a Morte” e “Filosofia da Ciência”. Na produção infantil figura, entre outras, "A pipa e a flor". É também autor de "Tempus fugit", "O quarto do mistério", "A alegria de ensinar", "Por uma educação romântica", e diversos outros. Em 2009, ficou em 2º lugar no Prêmio Jabuti, na categoria Contos e Crônicas, com o livro "Ostra Feliz Não Faz Pérola".
“Trata-se de um patronato in memoriam, e extremamente justo à obra imortal e atemporal de um dos maiores nomes da literatura brasileira, que transitou entre os mais diversos assuntos e públicos”, pontua o presidente da Comissão Organizadora da Feira, Leandro Aprile.
O patrono será representado por sua filha, a também escritora infantil, Raquel Alves, que é a responsável pelo Instituto “Rubem Alves”, que mantém viva e preservada a memória de seu pai. “Com isso, além da presença da Raquel, que participará da cerimônia de abertura, bem como de outras atividades da programação da Feira, teremos a presença do Instituto entre os expositores, de modo que os visitantes possam ter um contato especial com a produção de nosso patrono”, completa Leandro.
A 16ª Feira do Livro de Sertãozinho acontece de 9 a 12 de outubro, na Praça “Manoel Rodrigues Santinho – Mané Gaiola”, no centro de Sertãozinho.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, com patrocínios de Unimed, Savegnago Supermercados, Copercana, Prepara Cursos, Pedrão PVC e KNN Idiomas, e apoio do Instituto Federal (IFSP Sertãozinho).