Além da data, evento tem mais uma definição: Joana D’arc Tobias Vieira será a escritora local homenageada
Você já consegue sentir um certo encantamento no ar? Pois vá preparando suas emoções para embarcar em mais uma emocionante aventura: a 16ª edição da Feira do Livro de Sertãozinho, que será realizada no mês de outubro.
A Comissão Organizadora do evento está trabalhando freneticamente em sua estruturação e, ao longo das próximas semanas, irá divulgando suas informações para a população, através dos canais da Prefeitura Municipal.
E uma informação que sempre interessa à comunidade sertanezina é a escolha do escritor homenageado local que, para esta edição, já está definido, ou melhor: definida! Joana D’arc Tobias vieira será a escritora local homenageada pela Feira de 2018.
Saiba mais
Sertanezina, 53 anos, mãe do Rafael, servidora pública municipal, dona de um sorriso cativante, apreciadora da palavra respeito e que, se pudesse se definir em uma única palavra, apostaria em esperança. A homenageada local da 16ª Feira do Livro de Sertãozinho traz de longa data a paixão pela literatura. Desde pequena, observava a mãe e os irmãos escreverem.
Joana D’arc Tobias Vieira teve passagem pela Escola Estadual “Winston Churchill”, na qual desempenhou diversas funções, entre elas servente, cozinheira e inspetora. Já na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior”, atua há mais de vinte anos na função de atendente. Foi ali que, segundo diz, “teve o privilégio de conhecer diversas literaturas e contribuir para a promoção da leitura”.
Mesmo trabalhando no serviço público, Joana participou de inúmeros projetos sociais, colaborando voluntariamente como professora de ensino básico. É uma das fundadoras do Movimento Literário Epopeia, grupo local criado no final da década de 1990 para discutir literatura, e que se reunia no atual prédio do Museu da Cidade, nas tardes de domingo. Desses encontros surgiu um de seus livros: a “Antologia Manhã e Tempo”, que traz também textos dos colegas escritores Marcelo Firmino dos Reis, Elaine Narcizo e Eunice Pires Domingues.
Também é autora do livro “A menina de pano e a contadora de histórias”, projeto de literatura infanto-juvenil lançado em 2009, que contou com a participação da contadora de histórias da cidade, Sueli de Souza.
Além dos livros publicados, parte de sua obra – entre ela contos, crônicas e poemas – foi também divulgada em jornais locais por vários anos.
Joana é, ainda, integrante da Academia Sertanezina de Letras e tem como patrona a poetisa e contista Cora Coralina.
Além de ter sua presença confirmada na cerimônia de abertura da Feira, o público terá oportunidade de manter contato direto com a autora em pelo menos três bate-papos dos quais participará, contando suas experiências.
A 16ª Feira do Livro será entre os dias 09 e 12 de outubro, na Praça “Manoel Rodrigues Santinho” (Mané Gaiola), no centro da cidade. A entrada, como sempre, é gratuita.