Conforme apurado junto à Defesa Civil de Sertãozinho, na noite de ontem, o município foi atingido por um temporal, acompanhado de ventos fortes, em especial na região norte da cidade.
Segundo dados do órgão, em apenas 40 minutos, foram registrados 50 mm de chuva. A título de comparação, do mês de abril deste ano até quinta-feira, 16 de agosto, a precipitação registrada foi de 33 mm; e em todo o mês de agosto do ano passado, o índice pluviométrico foi de somente 13 mm.
A Defesa Civil informou, ainda, que o temporal não foi registrado pelos satélites da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado que, geralmente, costuma enviar alertas com uma hora de antecedência em caso de chuvas fortes.
Em relação aos prejuízos, felizmente, foram registradas apenas perdas materiais e não houve qualquer ocorrência com vítimas.
Foram 11 pontos com quedas de árvores, que ocasionaram o tombamento de um poste na Vicinal Octávio Verri, na entrada da cidade, e que também provocaram a queda da rede de energia em uma parte da cidade.
Durante o temporal, 6 residências registraram chamados em decorrência de enchente, entretanto, o escoamento da água foi rápido, sem maiores danos.
A Defesa Civil também identificou 3 pontos de alagamento, registrados apenas durante o volume maior de chuva, já que o escoamento, nesses casos, também foi rápido.
Não há pontos de interdição na cidade, e como ocorrências que inspiram cuidados, a Defesa Civil trabalha neste momento na vistoria de duas residências, cujos muros sofreram danificações mais importantes, porém, sem riscos para os moradores.
É importante destacar que, graças a um plano de contingência existente entre a Prefeitura Municipal (secretarias de Segurança Pública e Trânsito, Meio Ambiente, Obras, Guarda Civil Municipal e SAEMAS), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, ontem à noite mesmo, equipes já trabalhavam no atendimento dos chamados da população.
Também como medida cautelar, já na noite de ontem, a Administração Municipal destacou as equipes terceirizadas, em especial as de conservação, para iniciarem os trabalhos de limpeza das vias públicas, o que se estenderá até o início da tarde, quando se espera que tudo seja restabelecido.
Além disso, o Serviço Social do município também foi mobilizado, para atender qualquer necessidade da população, nas regiões mais atingidas.
A Prefeitura orienta a população para que, em casos de emergência, centralize os chamados pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros. E para solicitação de serviços e reparos em vias públicas, o contato seja feito pelo número 199 da Guarda Civil Municipal.