Conforme as recomendações do Ministério da Saúde, no próximo dia 12, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizará o Dia “D” de Vacinação Contra a Gripe, que tem por objetivo promover a vacinação de todos os grupos prioritários para esta imunização.
Vale lembrar que, até o dia 08, crianças, gestantes e puérperas (mulheres até 40 dias após o parto) podem receber a dose nas salas de vacina do município. A partir do dia 09 em diante, serão beneficiados os grupos de pessoas com problemas crônicos de saúde (pneumopatas, hepatopatas, diabéticos, hipertensos, etc.), pessoas com deficiência e professores.
“A orientação é que as pessoas procurem as salas de vacina para se imunizarem contra a Influenza, pois nelas os profissionais têm acesso a todo o esquema vacinal do cidadão, fazendo as atualizações de outras doses se for o caso”, aponta o secretário municipal de Saúde, Fabricio de Freitas Fonseca.
Dia “D” terá oito pontos de vacinação, das 8h às 17h
Quem deixar para se vacinar no Dia “D”, o último dia da Campanha, deve ficar atento aos pontos de imunização, que atenderão das 8h às 17h, em Sertãozinho e Cruz das Posses:
- Praça 21 de Abril (centro);
- Centro de Saúde II (Jardim Recreio);
- UBS Jardim Alvorada;
- UBS Cohab 3;
- UBS Cohab 8;
- UBS Jardim Jamaica;
- UBS Jardim Santa Rosa;
- EMEI “Maria Rosa Motta” (Cruz das Posses).
Importante: a apresentação da carteirinha de vacinação é indispensável.
Recapitulando
A Influenza ou Gripe é uma infecção do sistema respiratório, que tem como principais complicações as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da doença.
Para reduzir o risco de adquirir ou transmitir o vírus da gripe, quem não faz parte dos grupos prioritários que recebem a vacina, deve ficar atento às regras da “etiqueta respiratória”, principalmente durante o outono e o inverno:
- Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente, antes de consumir algum alimento;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.