Uma iniciativa de encher os olhos e o coração. Assim foi o 1º Encontro de Surdos e Intérpretes de LIBRAS, denominado “SerSurdo”, organizado com o respaldo da Secretaria Municipal de Educação, no último dia 26 de abril, na EMEF “Profª Marilena Arantes Meneghini” (CAIC). O evento teve como objetivo a inclusão cada vez maior das pessoas com surdez/deficiência auditiva na sociedade.
Cerca de 120 pessoas compareceram ao Encontro, entre surdos/deficientes auditivos e ouvintes, que vieram de diversas cidades da região. O vice-prefeito, Nilton César Teixeira, representou o Executivo Municipal na ocasião, emocionando-se com tudo o que presenciou. “A iniciativa da escola, que envolveu os alunos com surdez/deficiência auditiva e seus pais, foi brilhante! Foi a minha primeira experiência mais profunda com a Língua Brasileira de Sinais, e esse trabalho de inclusão social foi belíssimo. Fiquei emocionado e pensando que, a Língua Brasileira de Sinais deveria ser uma disciplina obrigatória nas escolas, em todo o território nacional. Só posso parabenizar a rede municipal de educação pelo lindo trabalho executado com nossos alunos que têm surdez/deficiência auditiva”, pontuou.
A professora e idealizadora do projeto, Josiane Amorim, aproveitou para ressaltar a importância de celebrar a arte, a literatura e a cultura surda. “Há 16 anos, a LIBRAS foi reconhecida como a 2ª língua oficial do país, por ser considerada um meio de comunicação e expressão. Isso representa uma grande conquista para a comunidade surda brasileira e, neste Encontro, foi exatamente o que comemoramos, exaltando a cultura que essa nova linguagem recriou”, comentou.
Josiane ainda explicou que, “o nome SerSurdo foi uma homenagem à identidade da pessoa surda e, também, à cidade de Sertãozinho”.
O Encontro foi todo traduzido em LIBRAS e contou com a apresentação de poemas, piadas e arte surda.
Atualmente, a rede municipal de Sertãozinho atende 10 alunos surdos/deficientes auditivos, sendo que, todos contam com o auxílio de intérpretes de LIBRAS, que os acompanham durante toda a sua trajetória escolar, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.