Uma festa digna da importância do equipamento social inaugurado. Foi assim a manhã de quarta-feira, 28 de fevereiro, quando a Prefeitura de Sertãozinho e o Governo do Estado inauguraram o Centro Dia do Idoso “Felippe e Consiglia Collafemina Mussa”.
Autoridades e veículos de comunicação locais e regionais acompanharam o evento, que contou com a presença em peso da população e dos membros dos projetos da Terceira Idade de Sertãozinho.
Dentre as autoridades presentes à ação, destaques para o prefeito Zezinho Gimenez; a primeira-dama, secretária de Assistência Social e Cidadania e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Cristina Pereira Guidoni; o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; o vice-prefeito, Nilton César Teixeira; e a vereadora representante da Câmara Municipal e autora da denominação do prédio, Maria Neli Mussa Tonielo.
De um lado, a obra, que totalizou um investimento da ordem de R$ 1.062.185,32 – resultado de recursos provenientes de convênio com o Estado e também do Orçamento do município -, encantou os munícipes pela qualidade estrutural.
Por outro lado, a alegria da população ao receber o novo equipamento social foi tão grande, que encantou o secretário de Estado. “Há algum tempo eu não assistia a uma festa tão bonita nas inaugurações que realizamos. É contagiante a alegria que todos vocês estão demonstrando aqui. Sertãozinho é uma cidade linda, agradável, muito bem administrada pelo prefeito Zezinho Gimenez, e isso se reflete na população. Este equipamento é muito importante no âmbito social, mas também é um equipamento de manutenção cara, por isso, afirmo que a Administração Municipal foi muito corajosa assumindo esse desafio”, pontuou Floriano Pesaro.
O prefeito Zezinho Gimenez destacou o compromisso da atual Administração com as questões sociais. “Graças à melhoria na qualidade de vida, nossa população tem vivido mais, e é nosso dever contribuir para que essas pessoas continuem ativas, socializadas e tendo seus direitos respeitados, até porque, sabemos o quanto nossos idosos já contribuíram para o crescimento de nossa cidade. Esta é mais uma daquelas obras pelas quais teremos muito orgulho. Só podemos agradecer ao Governo do Estado pelo apoio e pelas parcerias constantes com nosso município”, declarou.
Entusiasta da vida ativa para a Terceira Idade, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania não escondeu seu encantamento com a obra. “Acompanhamos a realização desta obra do início ao fim, em cada detalhe, e estávamos muito ansiosas em vê-la pronta para atender a população. É preciso registrar um agradecimento a todos os funcionários da Prefeitura que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que esta inauguração acontecesse hoje, pois tudo é fruto de um trabalho coletivo; ninguém realiza as coisas sozinho. Tenho um carinho todo especial pela Terceira Idade; cada vez que eu vejo um idoso ativo, sinto-me ainda mais incentivada a seguir adiante e consciente da contribuição que ainda devo dar à população”, afirmou Tatiane Cristina Pereira Guidoni.
Também discursou durante o evento a vereadora Maria Neli Mussa Tonielo, que relembrou com saudade a história de seus pais, trabalhadores incansáveis, que contribuíram no campo e no comércio de Sertãozinho - homenageados que denominam o Centro Dia do Idoso “Felippe e Consiglia Collafemina Mussa”.
Foram destaques da cerimônia, ainda, as apresentações do Coral da Terceira Idade do Centro de Convivência do Idoso e da equipe de coreografia do município que, na semana passada, conquistou a terceira colocação na etapa regional dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) – Cravinhos 2018.
Durante a inauguração, o prefeito Zezinho Gimenez também assinou um convênio com o Governo do Estado, para realização de atividades do Projeto “Fazendo Arte”, nos polos de atendimento à Terceira Idade do município, que consiste na transferência de recurso estadual de R$ 77.500,00.
Saiba mais
O Centro Dia do Idoso é um espaço de acolhimento, proteção e convivência, e tem como objetivo o fortalecimento dos vínculos familiares, por meio de orientações à família sobre os cuidados básicos necessários aos idosos.
Tem como função prestar atendimento aos idosos semidependentes de baixa renda e, para isso, uma triagem socioeconômica com as famílias interessadas foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
É importante ressaltar que, o equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, exceto aos feriados, sendo que, o idoso passa o dia no local, é acolhido, alimentado e cuidado, mas, no final da tarde, retorna para sua residência.
Conforme informações da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o Centro Dia do Idoso inicia seu funcionamento, oficialmente, na próxima segunda-feira, dia 05 de março. "O equipamento tem capacidade de atendimento de até 50 idosos, que terão seus casos avaliados individualmente pela equipe do órgão, levando em conta as necessidades das famílias, para definição de acolhimento em período integral ou em meio período", finalizou a secretária Tatiane Guidoni.