Chegou a hora de focar na saúde dos homens, com o início da Campanha Novembro Azul que, em todo o mundo, tem por objetivo conscientizar a população masculina sobre a importância da realização dos exames preventivos ao câncer de próstata.
Em Sertãozinho, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma programação especial durante todo o mês, contemplando as Unidades Básicas de Saúde com orientações e reforço na coleta de exames de sangue para homens a partir de 45 anos. “Com o apoio da Secretaria de Administração, também estamos fazendo um levantamento da faixa etária dos funcionários da Prefeitura, que já se encontram com indicação para iniciar os exames preventivos. Com isso, poderemos promover ações específicas para os servidores colocarem a saúde em dia, dando nosso exemplo para o restante da população”, pontua o secretário da pasta, Fabrício de Freitas Fonseca.
Atualmente, a rede municipal de saúde conta com três médicos urologistas (especialistas na área), realizando cerca de 300 exames preventivos por mês; no ano de 2016, a média era de 231 exames/mês. “Assim como percebemos no tocante à prevenção do câncer de mama nas mulheres, verificamos que os homens estão mais atentos a sua saúde, estão vencendo o tabu de realizar o exame de toque, que é fundamental para identificar alguma alteração na próstata. Daí o aumento de 30% na realização desse exame, em relação à média do ano passado”, comenta a diretora de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Thianna Dherê Braz.
A doença, em seu início, não apresenta sintoma, por isso, é de suma importância a conscientização na realização de exames de toque e de sangue periódicos. “O exame de sangue não substitui o de toque, visto que, muitas vezes, a doença não é detectada a partir do sangue; assim, os exames são complementares e devem ser realizados anualmente. Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar da saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso, na maioria das vezes, a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer”, reforça a diretora de Enfermagem.
Os sintomas mais comuns só aparecem na fase avançada da doença: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores. Nesses casos, os pacientes são referenciados com prioridade para atendimento especializado.
Dia Mundial do Diabetes
Novembro também é o mês de abordar a prevenção ao diabetes - doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, que é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.
Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto - a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. O dia 14 de novembro foi escolhido para marcar a conscientização anual contra a doença.
E para possibilitar um dia de recreação e integração entre as pessoas que têm diabetes e, também, sensibilizar quem não tem para prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde e a Sermed promoverão um evento no próximo dia 11, a partir das 8h, na Praça 21 de Abril.
Serão oferecidas orientações de alimentação balanceada, com café da manhã; aulas de alongamento e relaxamento; intervenção cultural com o grupo Expresso Riso; aferição de pressão arterial e análise de risco para obesidade; e caminhada no entorno da praça. O evento é gratuito e todos estão convidados a participar.
A saber: de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no país, 13 milhões de pessoas vivem com a doença, o que representa 6,9% da população.