Visando proteger as nascentes localizadas no município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem fortalecendo o trabalho de educação ambiental, para que toda a população seja evolvida e sensibilizada, diminuindo descartes irregulares de resíduos e auxiliando na fiscalização e cuidados com essas áreas.
Uma das ações realizadas, em abril deste ano, aconteceu em área com descarte frequente de resíduos diversos, próxima à nascente da Lagoa dos Cavalos, após reclamação de moradores do entorno.
Assim, a equipe da Escola Municipal de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti” junto com os alunos do Projeto “Jovem Agricultor do Futuro” realizaram uma visita técnica ao local e verificaram a presença de entulhos, lixo doméstico, resíduos de construção civil, móveis quebrados, entre outros, constatando a necessidade de uma limpeza geral para retirada e destinação correta dos resíduos, além do plantio de árvores para ocuparem o espaço, evitando que o lixo se acumulasse novamente.
Dessa forma, foi realizada a limpeza do local, retirando todo o resíduo descartado de forma irregular, assim como o plantio de cerca de 150 árvores de espécies nativas. Os alunos foram orientados sobre a importância da preservação do local, que está próximo a uma nascente, e os riscos que o descarte irregular pode causar ao meio ambiente e à saúde.
No local, foi implantada uma placa com a finalidade de informar que aquele lugar se trata de uma área de preservação permanente. As informações orientam os munícipes quanto às formas de respeitar e preservar o espaço. Na oportunidade, os moradores da região também foram orientados sobre a necessidade de colaboração com a manutenção da nascente, além das consequências e dos danos gerados ao meio ambiente.
É importante destacar que, para conservação dessas áreas, a consciência e a colaboração da população são fundamentais.
Além dessa ação pontual, placas informativas foram instaladas em locais de preservação ambiental e áreas críticas de descarte irregular, as quais têm papel importante de levar a informação ao munícipe, bem como dar visibilidade do telefone de contato para denúncias.