Metade dos brasileiros entre 35 e 45 anos perdeu ao menos 12 dentes e 80% dos idosos têm menos de 20, de acordo com pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), que se embasou em um levantamento sobre a Saúde Bucal no Brasil, publicado pelo Ministério da Saúde. O Conselho Federal de Odontologia apurou que, 46% dos brasileiros consideram que é difícil o acesso ao dentista; 20% não costumam ir ao consultório dentário por falta de condições financeiras, sobretudo, as classes mais baixas.
Neste cenário, em que grande parte da população já perdeu um ou mais dentes e ainda não recebeu um tratamento adequado, o projeto Expedição Neo Sorrisos oferece atendimento básico de Saúde Bucal em uma unidade móvel com dois consultórios dentários.
A partir de uma parceria realizada com a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Departamento Municipal de Odontologia, a população de Sertãozinho poderá passar por uma consulta com dentistas da região que fazem parte do projeto, até o próximo dia 25, das 8h às 18h, na Praça 21 de Abril. O atendimento inclui avaliação, realização de limpezas e orientações sobre saúde bucal.
O objetivo da Expedição Neo Sorrisos é levar atendimento odontológico básico à população de renda mais baixa do país, além de contribuir com a saúde da comunidade local, promovendo conhecimento sobre a implantodontia pelo trabalho voluntário.