O Núcleo de Controle de Zoonoses e o Canil de Sertãozinho fizeram, no último sábado, dia 27, uma ação que castrou, vacinou e microchipou animais que residiam na granja junto com seus donos.
Ao todo, 75 animais, entre cães e gatos, receberam os devidos cuidados veterinários realizados pela enorme equipe de profissionais, que contou com o auxílio de voluntários, como a clínica veterinária “4 Patas” de Sertãozinho, sete veterinários, e 20 protetores independentes que permaneceram no local das 8h às 19h. A médica veterinária Roberta Guidi, que cedeu a clínica para os procedimentos, também ajudou nas castrações.
Na ação, foram utilizados os kits doados pela Secretaria Municipal de Saúde, contendo anestésicos, seringas, agulhas, gazes, antibióticos e materiais utilizados nos atos cirúrgicos.
Após a ação, os animais foram entregues aos seus devidos donos, que receberam informações de cuidados e importância do acompanhamento veterinário para a saúde do animal.
“Quanto mais cedo o animal for castrado, menos dores de cabeça o dono do cão ou gato em questão terá. Com a castração, pode-se evitar doenças como o câncer, além de crias indesejadas, que resultariam em um problema maior que é o abandono do animal”, concluiu a médica veterinária do Canil Municipal, Lara Sichieri.