A Secretaria Municipal de Administração, através de seu Departamento de Licitações e com o auxílio do Departamento de TI, realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 28, um treinamento referente ao sistema de contratos, à elaboração de Requisições de Compras e Serviços, e ao Termo de Referência e de planilha de composição de custos, destinado, basicamente, para servidores municipais.
Em síntese, o Diretor do Departamento de TI, Émerson Baldo, explicou e demonstrou as funcionalidades do sistema de contratos, o qual dá suporte para que cada secretaria tenha em mãos informações de seus contratos, como objeto, valores, fornecedores, vigência e outras informações.
Em seguida, a Chefe de Seção de Compras, Márcia Trevisan, explicou como se dá a elaboração de Requisições de Compras e Serviços, explicando passo a passo toda a sequência de procedimentos até a aprovação e impressão das requisições.
O Diretor do Departamento de Licitações, Rafael Zamoner, abordou os requisitos que devem fazer parte dos Termos de Referência e Memoriais Descritivos, apontando os itens essenciais que devem fazer parte desses documentos.
Também explicou sobre a Instrução Normativa n° 003/17, de 20 de abril, que trata sobre a realização de pesquisa de preços de forma ampla, incluindo valores pagos por outros entes públicos, revistas especializadas, sites de internet e site do próprio Ministério do Planejamento, que conta com um banco de preços com valores de referência para serem consultados.
No mesmo sentido, a Chefe de Seção de Treinamentos, Paula Lellis, reforçou a questão da elaboração dos preços das requisições e sobre o cuidado que se deve ter ao solicitar orçamentos, devendo-se especificar bem os itens a serem orçados.
Ao final, o secretário de Administração, Carlos Roberto Liboni, ratificou os pontos abordados, esclarecendo a importância de serem realizadas amplas pesquisas de preços, informando corretamente os itens orçados, além da necessidade de serem utilizados os parâmetros para obtenção dos valores para elaboração das requisições. “Estamos sempre à disposição de todos para esclarecimentos de quaisquer dúvidas, e no auxílio em questões ligadas a todo procedimento relacionado às compras e licitações. O treinamento foi muito produtivo”, concluiu Liboni.