Um novo espaço para garantir cidadania e mais dignidade na realização de cerca de 5 mil atendimentos, mensalmente. A inauguração do último sábado, dia 12, no Jardim Alvorada, quando a Administração Municipal entregou à população a nova sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) “Braz Carmona”, possibilitou tudo isso. Foi uma cerimônia regada de ótimas lembranças.
“O outro espaço era bem pequeno, quase um ovinho; agora, ficou bem melhor. Só temos a agradecer ao apoio de todos, principalmente do prefeito Zezinho”, comentou a moradora Cristiane Donizete Bonini, que participa do Programa Renda Cidadã.
Assim como Cristiane, vários convidados estiveram presentes na cerimônia, incluindo o prefeito Zezinho Gimenez, que estava acompanhado da primeira-dama, Tatiane Guidoni, de secretários e vereadores municipais.
O CRAS foi construído em área pertencente à Prefeitura Municipal, e é composto por salas para recepção e administração, salas de atendimento individual e familiar, espaço multiuso, copa, despensa, sanitários e áreas de circulação. O investimento foi da ordem de R$ 408.034,56, com recursos do orçamento municipal.
“De fato, aqui ficou bem bonito e com uma estrutura interessante para atender toda a comunidade pertencente a este equipamento social. Só tenho que agradecer ao apoio dos vereadores, inclusive, o do vereador Niltinho, que se empenhou, e muito, nessa construção, e, claro, a sensibilidade do prefeito Zezinho Gimenez em atender a este pedido”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara.
O elogio de Janaína foi reforçado pelo homenageado, Braz Carmona, que, em suas breves palavras, fez questão de pontuar: “estou muito feliz com o dia de hoje; primeiro, por conta da homenagem e depois, por saber do trabalho sério que é desenvolvido aqui, com toda essa equipe maravilhosa. A Janaína é muito competente, e a Ana Paula (Mardegan), uma das assistentes sociais do local, tem poesia no sorriso, e é uma grande profissional. Vejo com bons olhos todo esse investimento”, afirmou.
A cerimônia contou, ainda, com depoimentos dos vereadores Rogério Magrini dos Santos e Silvio Blancacco; ambos pontuaram os benefícios desse espaço para os moradores, bem como o histórico exemplar do homenageado.
“Apesar do ano complicado, estamos fazendo várias ações na cidade, entre elas, na área social. A inauguração desse espaço representa um ganho enorme aos moradores dessa região, que terão aqui mais um ponto de apoio na construção de sua cidadania, por meio da realização dos programas e ações sociais”, pontuou o prefeito Zezinho Gimenez.
O CRAS 2 atende no total 1.944 famílias de 23 bairros, entre eles: Jardim Alexandre Balbo; Alto do Ginásio; Centro Ferroviário; Jardim Eldorado; Jardim Helena; Jardim Iracema; Jardim Ouro Preto; Jardim Santa Isabel; Nova Canaã; Residencial Vitória Park; Wilson Bernardi e Wilson Bernardi I. São realizados cerca de 3.000 atendimentos por mês.
Você conhece o homenageado? - Braz Carmona é natural de Sertãozinho, casado e pai de quatro filhos.
É formado em Pedagogia, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Aos 11 anos, saiu do grupo Escolar com diploma da 4ª série e foi trabalhar na lavoura (no corte de cana) até os 18 anos. Prestou o serviço militar e, ao retornar, foi trabalhar de ajudante em uma fábrica de móveis, onde aprendeu marcenaria.
Fez curso de relojoaria e trabalhou muito tempo como relojoeiro. Coordenou a antiga Guarda Mirim de Sertãozinho, entre os anos de 1976 a 1984.
Foi vereador por seis anos completos, de 1991 a 1996. Atuou junto ao Conselho Tutelar por nove anos. Foi Diretor da Promoção Social, entre os anos de 2001 e 2004.
Atuou como coordenador do projeto de moradia das famílias em condição de risco: Sem Teto, antigo Frigorífico, Canil e outras. Também coordenou a antiga Casa da Criança, no bairro Água Vermelha, onde, hoje, funciona a Casa Abrigo (Nosso Lar).
Como líder comunitário, adquiriu larga experiência na área da família de baixa renda, com atuação social e religiosa. É palestrante nas escolas, comunidades, igrejas e ONGs. Foi um dos fundadores da ADOT (Associação de Assistência e Proteção ao Adolescente Trabalhador) e membro da diretoria.
É voluntário no grupo Amor Exigente, na prevenção e atendimento das famílias de usuários de álcool e drogas e também membro do Conselho do Idoso de Sertãozinho.