A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio da Casa da Juventude, acaba de concluir mais uma importante ação em prol dos jovens sertanezinos. No último dia 29, a pasta certificou 44 alunos do projeto “Desperta Juventude” - ação promovida a partir de uma parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa/Escola).
Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Zezinho Gimenez; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni; a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara; a coordenadora da Casa da Juventude, Daniela Damas; a presidente do Conselho Municipal da Juventude, Jéssica dos Santos; e o professor do CIEE, Oliver Barra.
Os alunos, com idades entre 14 e 22 anos, iniciaram o curso em fevereiro, em espaço cedido pela Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho (FATEC), e durante três meses receberam orientações sobre como se comportar em diversas áreas do mercado de trabalho, a partir da abordagem e reflexão de temas como identidade, cidadania, cultura, sociedade e informação, protagonismo, imagem e trabalho.
“Estamos muito felizes com a certificação desses alunos. Sabemos que todos eles se empenharam bastante para chegar até aqui e, por isso, esperamos que tenham muito sucesso pela frente. Acredito que esses jovens já estão se diferenciando na corrida pela conquista de uma vaga de trabalho, pois estão interessados em aprimorar seus conhecimentos. Alguns deles, antes mesmo de concluírem a participação no projeto, já conseguiram um emprego”, comentou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara.
O prefeito Zezinho Gimenez ressaltou a importância da profissionalização e deixou uma palavra de estímulo aos jovens. “Cada dia que passa, ter uma profissão torna-se mais importante no processo de conquista de uma vaga no mercado de trabalho; além disso, os procedimentos para ocupar uma vaga tornaram-se cada vez mais seletivos. Hoje, são necessários exames médicos, psicológicos, dinâmicas em grupo e outros, que exigem uma qualificação cada vez maior dos candidatos. Concluindo esse curso, vocês deram o primeiro passo e espero que vocês não parem. Nossa cidade conta com a FATEC, a ETEC e o Instituto Federal, que oferecem cursos técnicos e de graduação gratuitos de excelente qualidade, e que poderão fazer a diferença no futuro de vocês”, afirmou.
Nickolas Eduardo Vicente Celestino da Silva, 15 anos, é um dos alunos certificados no Projeto “Desperta Juventude”. “Estou me sentindo satisfeito por ter chegado até aqui. É claro que durante a minha jornada, vou buscar cada vez mais aprimorar o meu conhecimento, mas não posso deixar de dizer que o 'Desperta Juventude' me auxiliará muito em minhas primeiras conquistas. Espero que ele possa ser estendido a outros jovens que, assim como eu, sonham em estudar e trabalhar por uma vida melhor”, opinou.
É válido lembrar que, frequentemente, a Casa da Juventude abre vagas para cursos de capacitação. Quem tiver interesse pode fazer uma visita à sede do órgão, localizado à rua Virgílio Pavan, 96, na Cohab 4. O telefone para contato é 3491-2998.