Terminou, na quarta-feira, 03, a Semana do Meio Ambiente, evento organizado pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com uma programação bem interessante, contemplando de crianças a adultos.
A última ação do evento foi a Feira de Tecnologias Ambientais, na Praça 21 de Abril, com inúmeras atividades: doação de mudas, feira de adoção de animais, exposição de trabalhos sobre o uso consciente da água, informações sobre tecnologia ambiental, entre outras.
A abertura da Semana do Meio Ambiente ocorreu domingo, dia 31, no Centro Olímpico “Maria Zeferina Rodrigues Baldaia”, com caminhada, corrida ecológica e passeio ciclístico.
A boa notícia é que, além de fazer uma atividade física, os participantes de Sertãozinho realizaram a doação de 2 Kg de alimentos não perecíveis ou 2 litros de leite que, posteriormente, foram doados ao Fundo Social de Solidariedade. Ao todo, foram repassados para esse setor: 1.000 litros de leite e 500 Kg de alimentos.
Mesmo com chuva, cerca de 1.300 pessoas fizeram o percurso de 7 Km, que teve como ponto de chegada a Escola de Educação Ambiental “Clovis Badelotti”, no Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”. Lá, aconteceu uma deliciosa recepção, com muitas frutas e animação; apresentações dos alunos do Projeto de Musicalização nas Escolas - Grupo de Violão e Coral - da EMEF “Prof. José Negri”, e da Bateria Reage; e as entregas de medalhas aos primeiros colocados da corrida, em diversas categorias por idade. Vários secretários municipais, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni, e o prefeito Zezinho Gimenez estiveram participando do evento.
Outras atividades
A programação da Semana do Meio Ambiente seguiu no dia 1º de junho, com uma passeata, no Distrito Industrial, com crianças, adolescentes, jovens e servidores da pasta, que levaram informações sobre a importância da recuperação das nascentes aos trabalhadores daquela região.
No dia 02, nos períodos da manhã e tarde, na Escola de Educação Ambiental “Clovis Badelotti”, foram promovidas gincanas para alunos de Sertãozinho. Nesse mesmo dia, à noite, também ocorreu, no Teatro Municipal, a cerimônia de premiação do Concurso da Água, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e que contou com a parceria do CEISE Br, a apresentação do espetáculo “No tempo em que o medo se chamou jamais”, e uma exposição fotográfica dos alunos de Cruz das Posses; além de sorteios de brindes adquiridos junto ao comércio da cidade.
Os premiados da noite foram as escolas de Educação Infantil: EMEI “Leonardo Umberto Sponchiado” (1º lugar) e EMEI “Marina Dulce Pieroni Barbieri” (2º Lugar).
As escolas do Ensino Fundamental premiadas foram: EMEF “Prof. José Negri” (1º lugar) e EMEF “Profª Nair Teixeira Ortolan” (2º lugar). Já o anúncio do vencedor do Concurso Cultural do CEISE Br, no caso, a vencedora, ocorreu após alguns segundos de suspense. Lívia Camille Rodrigues, da EMEF “Prof. Roberto Zanutto Desidério”, elaborou o nome mais criativo para o mascote da entidade. Com o nome “Hidriquinho”, ela ganhou um tablet.
“De um modo geral, a crítica é extremamente positiva. Tivemos a adesão de muitas pessoas e o melhor, o envolvimento de toda a comunidade. Tenho que agradecer aos nosso parceiros e apoiadores; ao prefeito Zezinho Gimenez, que tem um carinho com o tema e uma responsabilidade nessa área; aos alunos, às demais secretarias envolvidas, enfim, conseguimos o nosso objetivo, que era levar informação, conscientização e reflexão a todos. Nós precisamos pensar no mundo que deixaremos para nossos filhos e às futuras gerações”, pontuou o secretário da pasta, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
A realização da Semana do Meio Ambiente contou com o apoio da Câmara Municipal e patrocínios do Banco do Brasil, Limpus, Savegnago, BIOSEV, Copercana, Canaoeste, SICOOB/COCRED e Sermed.