A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertãozinho vem realizando um importante trabalho de prevenção ao uso de drogas, junto aos alunos com idades entre 11 e 14 anos, inscritos no Projeto “A Magia do Circo”, desenvolvido através do Fundo Social de Solidariedade, no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU “Eurídes Ferraz Teixeira”.
Intitulada “Drogas: quem dança é você”, a ação também envolve os pais dos alunos e consiste na realização de um encontro semanal com os adolescentes, e uma reunião quinzenal com seus responsáveis, em que são discutidas questões cotidianas, com foco no desenvolvimento de recursos pessoais, para que esses jovens e as famílias possam lidar com as influências sociais que conduzem à experimentação e ao uso das drogas.
Dentro da ação, o teatro é utilizado como estratégia pedagógica de aprendizagem, reflexão e sensibilização sobre o tema uso/abuso de drogas. As atividades desenvolvidas nas oficinas de teatro contribuem para reduzir o número de adolescentes que experimentam drogas e/ou retardar a transição do uso esporádico para o uso regular, conforme explica a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara. “Há cerca de dois meses, esses alunos têm recebido orientações para promoção do autoconhecimento, autoestima, autoafirmação, fortalecimento das relações interpessoais, capacidade de lidar com a ansiedade, habilidade de decisão e de lidar com grupos, capacidade de resistir às pressões grupais e comunicação verbal. Essas atividades seguirão até o mês de julho”, explica Janaína, que completa: “no caso das atividades com os pais, o projeto visa contribuir para melhorar a comunicação e a resolução de problemas e conflitos familiares, favorecendo o diálogo, inclusive sobre as drogas. As atividades também são dinâmicas e interativas, para abordar temas como a violência familiar, os direitos e as fases de desenvolvimento das crianças e adolescentes. Além disso, elas contribuem para melhorar a autoestima dos pais, aliviando o estresse e fortalecendo os vínculos familiares”.
Satisfeita com a inserção da atividade na grade de atividades dos alunos, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni, comentou sobre a mobilização em prol da prevenção que vem sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social. “A Secretaria tem sido uma grande parceira do Fundo Social e, porque não dizermos do município, já que percebemos uma grande movimentação da secretária Janaína e de toda a sua equipe, no enfrentamento a diversas situações, o que inclui a prevenção ao uso de drogas, à violência contra crianças e adolescentes, à violência doméstica, entre outras. Estamos muito satisfeitos com a atividade estendida aos alunos do Projeto ‘A Magia do Circo’, pois ela condiz com as nossas diretrizes pedagógicas e, temos certeza, o resultado será positivo”, avalia.
É válido lembrar que, o Projeto “Drogas: quem dança é você” já foi executado para adolescentes residentes em diferentes condomínios residenciais de interesse social do município, como Residencial Aragão I e II, e Residencial UMM.