Escolas, grupos da terceira idade e cidadãos em geral podem participar das atividades gratuitas oferecidas pelo local
A Escola de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti”, anexa ao Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”, promove, frequentemente, atividades ligadas às questões ambientais, que têm como foco a conscientização da população em geral, principalmente, de crianças, adolescentes e jovens das escolas públicas e particulares do município e também da região.
A escola, que é construída com arquitetura sustentável e madeira de reflorestamento, realiza um trabalho educativo diferenciado, através de aulas práticas e iniciativas que contribuem para a proteção e recuperação do meio ambiente. “As atividades desenvolvidas estão voltadas para estudantes a partir do ensino infantil, porém, alunos de projetos sociais, membros de entidades e associações, e moradores de Sertãozinho e de cidades vizinhas, também podem participar. Para a realização dessas atividades, a escola dispõe de uma área de 32.000 m², onde os professores ministram suas aulas com o apoio de monitores”, explica o diretor da Escola Ambiental, José Osvaldo Capelotto.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, o trabalho desenvolvido no local proporciona uma maior interação entre os estudantes e o meio ambiente. “A educação ambiental permite reconhecer a importância da preservação do meio natural e contribui na mudança de atitudes. Através da abordagem de temas importantes, como arborização e reutilização de materiais, entre outros, os alunos passam a valorizar e reconhecer a importância da natureza na qualidade de vida”, afirma.
As visitas à Escola Ambiental acontecem de segunda a sexta-feira, no período da manhã, das 8h às 11h, e no período da tarde, das 13h30 às 16h30. As aulas têm duração de 2h30 e, em seguida, é oferecido um lanche e recreação (no caso das crianças).
Escolas e entidades interessadas podem realizar o agendamento de visitas em grupo pelo telefone (16) 3491-7117, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, ou pelo e-mail
Mais sobre a Escola Ambiental
Inaugurada em dezembro de 2008, a Escola Municipal de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti” é composta por vários ambientes: minhocário, horta, pomar, orquidário, modelo didático sobre o consumo de água, uma representação natural de mata ciliar, estrutura de captação e armazenamento da água da chuva, postes de iluminação mantidos com energia solar (sistema de fotocélulas), estufas de germinação e de produção de plantas ornamentais, entre outros.
Um destaque é o Projeto Sala Verde (uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente, também apoiada pelo setor privado), que conta com acervo multimídia e bibliográfico, além de espaço para exposições de maquetes e de trabalhos que fomentem a sustentabilidade.