Conscientizar para mudar uma triste realidade. É com essa intenção que, no próximo dia 16, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), realizará, na Praça 21 de Abril, um trabalho de conscientização em função do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, celebrado em 18 de maio.
A proposta é que os cidadãos que estejam transitando pelo local recebam o material informativo, que visa, principalmente, incentivar as denúncias desse tipo de crime. Já para as crianças, será oferecida uma atividade lúdica - uma oficina de confecção de cata-ventos.
A ação será realizada das 9h às 12h, e de acordo com a coordenadora do CREAS, Natália Gardenghi de Souza Saran, é preciso o apoio e a união da população para combater os crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual de menores. “Para mudar essa realidade, é necessária a formação de uma nova mentalidade, ampliando a visão dos cidadãos sobre o assunto e retomando valores que, cada vez mais, estão esquecidos. A população não pode ficar inerte diante de um quadro de violência, seja ele qual for, ainda mais contra crianças e adolescentes. É preciso denunciar”, esclarece.
Após a realização da atividade junto à população, a próxima meta do CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Vigilância Epidemiológica, é de promover um encontro técnico com representantes da rede socioassistencial e de saúde, em busca de reforçar a notificação de casos de violência no município.
É importante lembrar que, as denúncias de crimes de maus-tratos, abuso e/ou exploração sexual de menores podem ser feitas junto ao Conselho Tutelar, através do telefone 3945-2711 ou do Disque 100 (canal de denúncia da Secretaria Nacional de Direitos Humanos).