A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, concluiu a programação do Festival “Flor de Maio” – um evento que deve oferecer descontração aos cidadãos, além de promover o incentivo à cultura e a valorização dos artistas locais.
O evento, que começa no dia 1° de maio, com a Festa do Trabalhador, no Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”, seguirá durante todo o mês, em diferentes pontos da cidade, com atividades previstas para a Praça 21 de Abril, o Parque do Cristo Salvador, o Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami” e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).
Em entrevista, o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, João André da Rocha, dá mais detalhes sobre o Festival:
1 - O que é o Festival "Flor de Maio"?
O Festival “Flor de Maio” é uma estratégia elaborada para dar visibilidade ao trabalho dos artistas do município, oferecendo para a população as mais variadas ações, por meio de projetos e atividades culturais, promovidos com o apoio de parceiros da Prefeitura Municipal. Além disso, a intensa agenda cultural programada para o mês de maio deve propiciar o estímulo ao turismo, através do Circuito Gastronômico “Sabor de Buteco”, que será realizado em parceria com bares e restaurantes da cidade. Nesse contexto, é importante destacarmos o empenho de várias secretarias municipais e dos Conselhos de Turismo, Cultura e da Comunidade Negra, que têm nos oferecido grande apoio.
2 - O Festival tem um público-alvo específico? Que tipos de atividades serão oferecidas?
O evento é voltado para pessoas de todas as faixas etárias, que poderão participar de oficinas de capacitação, hip hop, grafite, intervenções artísticas, contação de histórias, rodas de conversa, exposições, entre outras. Os cidadãos também poderão prestigiar apresentações de bandas locais, espetáculos teatrais e de dança. Como destaque, teremos o Circuito Gastronômico “Sabor de Buteco”, o 2° Encontro Regional de Bibliotecas e a abertura da 29ª Mostra Nacional de Teatro “Américo Rosário de Souza”, sendo esse último, um dos eventos mais tradicionais do nosso município.
3 – Qual será o futuro do Festival? Há outras ações programadas para o decorrer deste ano?
Certamente, nossa intenção é dar continuidade ao Festival “Flor de Maio” no próximo ano. Ainda neste ano de 2015, podemos antecipar que, em agosto, vamos realizar diversas ações em Cruz das Posses, por ocasião do aniversário do Distrito. Também há novas propostas para festivais, que serão desenvolvidas durante todo o ano.
A programação completa do Festival “Flor de Maio” está disponível para consulta no site da Prefeitura: .
É válido lembrar que, além da Festa do Trabalhador, neste final de semana, integram a programação do Festival as oficinas de hip hop, grafite, DJ e MC que acontecem no CEU (Jardim Santa Marta), no sábado, dia 02; e as apresentações da Orquestra Jovem, na Praça Central de Cruz das Posses, às 17h30, e da Corporação Musical, no Coreto da Praça 21 de Abril, às 20h, ambas no domingo, dia 03.