06 FEV 2015
Secretaria Municipal de Saúde realiza Prestação de Contas referente ao 3º quadrimestre de 2014

Durante a realização da Audiência Pública de Prestação de Contas, ocorrida no último dia 30 de janeiro, na Câmara Municipal de Sertãozinho, todos os dados referentes às receitas e despesas, além de ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, no terceiro quadrimestre do ano passado, que engloba os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, foram apresentados pela secretária da pasta, Rita Montenegro, demonstrando que Administração Municipal trabalhou com afinco na área, durante o ano de 2014.

Um fator relevante apresentado e que demonstra a preocupação da atual Administração com a pasta, foi a aplicação de 27,7% do valor do Orçamento do município na área da saúde – 12,7% a mais do que determina a Lei, ou seja, a obrigatoriedade de aplicação era de R$ 34,5 milhões, mas foram investidos R$ 63,8 milhões.

Saindo da somatória anual e retornando aos dados do 3º quadrimestre, chamam a atenção o número de consultas, exames e outros procedimentos realizados no período. As consultas médicas em geral, incluindo agendamentos, especialidades e plantões, alcançaram a marca de 155.255 atendimentos. Os exames laboratoriais realizados chegaram 128.767 análises. Exames de diagnóstico por imagem, incluindo tomografias, raio-x, entre outros, foram 18.488. Na área de fisioterapia, mais de 24 mil sessões foram disponibilizadas para a população.

Além disso, foram inúmeras as ações desenvolvidas nas áreas de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e de Saúde do Trabalhador; Controle de Vetores e de Zoonoses; e no Programa DST/AIDS e Hepatites Virais.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro, os números apresentados foram positivos. “Conseguimos melhorar muito em relação ao ano de 2013, principalmente, na racionalização do uso de nossos recursos. O ano de 2014 foi um ano de mudanças na área da saúde, sendo que algumas delas já têm apresentado melhorias para a população, como no caso da terceirização dos laboratórios de análises clínicas, que tem conferido um atendimento humanizado e de qualidade aos pacientes. Acreditamos que, neste ano de 2015, com o início das atividades da UPA, teremos condições de aprimorar, ainda mais, a atenção básica”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMS