23 JAN 2015
CEU de Sertãozinho é beneficiado com o programa digital “LabCEUs”

De todas as cidades brasileiras que possuem Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), Sertãozinho está entre as poucas escolhidas para receber o Programa de Laboratórios de Cidades Sensitivas (LabCEUs), que tem como objetivo propor novas opções de atividades digitais nos locais.

Realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do InCiti - Pesquisa e Inovação para as Cidades, e em parceria com o Ministério da Cultura, o programa foi criado para apropriar os centros com a realização de atividades de criação, pesquisa, formação, produção, difusão, circulação, memória e demais ações que proporcionem interações entre a comunidade e a cidade.

O programa “LabCEUs” prevê o oferecimento de uma bolsa de R$ 4 mil por mês, para o desenvolvimento de projetos, ao longo de quatro meses. “Trata-se de uma oportunidade muito interessante, para os cidadãos que desejam colocar seus projetos em prática na área digital. A vinda desse programa para nossa cidade deve ser vista como mais um diferencial para o nosso município, que foi um dos escolhidos entre mais de 300 cidades que também são equipadas com os CEUs”, destaca o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, João André da Rocha.

Além de Sertãozinho, também foram escolhidos para receber o programa, os municípios de Petrolina (PE), Horizonte (CE), Sete Lagoas (MG), Colatina (ES), Luís Eduardo Magalhães (BA), São Félix do Xingu (PA) e Águas Lindas de Goiás (GO).

Como participar

Os interessados devem propor atividades que estimulem a inovação e experimentações metodológicas nas atividades de ensino, pesquisa e produção colaborativa, dialogando com, pelo menos, uma das quatro temáticas da Economia Criativa e Cultura Digital descritas na chamada pública, que está disponível no site http://mostre.me/labceus-chamada-publica. São elas: Comunicação, Interatividade, Espaços e Território, e Raízes e Tradições. É necessário que o cidadão possua mais de 18 anos de idade e seja residente no território nacional.

Lembrando que, as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro pelo site http://culturadigital.br/labceus ou no Centro de Artes e Esportes Unificados, localizado à rua Pedro Montenegro, 340, no Jardim Santa Marta.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3945-4434.

Outras atividades

Quem ainda não conhece o CEU de Sertãozinho, precisa reservar um tempo livre para fazê-lo e se inteirar sobre as diversas atividades gratuitas oferecidas no local.

Neste mês de janeiro, por exemplo, o centro está recebendo oficinas de temas variados, por meio do projeto “Telescópio”, que têm como público-alvo qualquer cidadão interessado, a partir de nove anos de idade.

Para participar, é preciso realizar um cadastro, no próprio CEU, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Confira as próximas atividades:

- Dia 27 de janeiro, terça-feira

Oficina de Capacitação Artística – Danças Urbanas - “Associação Cabeça di Nego”

Horário: das 19h às 20h30

- Dia 28 de janeiro, quarta-feira

Oficina de Capacitação Artística – Iniciação Teatral: Grupo “Engasga Gato”

- Dia 29 de Janeiro, quinta-feira

Oficina de Capacitação Artística – Danças Urbanas: “Associação Cabeça di Nego”

Horário: das 19h às 20h30

- Dia 30 de janeiro, sexta-feira

Espetáculo Circense: Trupe de Circo e Palhaços “Os Profiçççionais” e Lucas Santarosa

- Dia 31 de janeiro, sábado