22 JAN 2015
MANIFESTAÇÃO - Comércio e indústria unem forças e Sertãozinho deve “parar” no próximo dia 27, durante o Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético

É oficial: na próxima terça-feira, dia 27, data marcada para a realização do Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético, a cidade de Sertãozinho deve “parar” em apoio ao ato que pretende mobilizar as esferas governamentais estadual e federal, para a urgência da retomada de investimentos na cadeia produtiva sucroenergética, para reintegração de milhares de trabalhadores que perderam seus empregos nos últimos anos.

Nesta semana, os segmentos de comércio e indústria de Sertãozinho reafirmaram seus compromissos com a ação, e uniram forças no sentido de conscientizarem seus colaboradores sobre a importância de se solidarizarem com o ato. “Toda atividade econômica de Sertãozinho e região é alicerçada no setor metalúrgico, e atrelada à retomada do setor sucroenergético. Com a crise, todas as categorias estão sofrendo as consequências. Por isso, nós, do Sincomércio, estamos antenados com essa situação e muito preocupados. Não podemos ficar parados esperando pelo pior. O Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético tem nosso total apoio, e estamos informando e conscientizando a todos os empresários do comércio, para participarem ativamente da mobilização, e solicitando que eles abram suas empresas às 10h, para que, junto com seus funcionários, participem da manifestação de terça-feira”, comenta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Sertãozinho e Região (Sincomércio), José Carlos Canesin.

A mesma linha de trabalho está sendo seguida pela Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho (ACIS). “Estamos entrando em contato direto com os lojistas, convocando-os para que, no dia 27, iniciem as atividades em suas empresas às 10h, dando oportunidade para que eles e seus funcionários participem da manifestação, que é justa e necessária diante das dificuldades enfrentadas pelo setor sucroenergético e toda cadeia produtiva, seja na agricultura, indústria de base, indústria de transformação e, inclusive, no comércio de Sertãozinho e região, que dependem do setor para crescerem e se desenvolverem”, pontua o presidente da entidade, Geraldo Zanandréa.

O CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) também tem feito um amplo trabalho de relacionamento junto as suas empresas associadas. “É extremamente importante que os empresários da indústria participem desse Movimento, direta e indiretamente, liberando seus colaboradores, para que possamos reunir um grande número de pessoas. Entendemos que cada empresa tem suas particularidades, mas, somente a união de forças poderá realizar uma manifestação grandiosa, não pelo tamanho, mas pelo objetivo que queremos e precisamos alcançar”, avalia o presidente Antonio Eduardo Tonielo Filho.

À frente da coordenação da ação, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, acredita que as expectativas da ação podem ser superadas. “Com o apoio de entidades ligadas às usinas e produtores de cana, a região também está sendo convidada a participar do Movimento e, com isso, a ação vem ganhando corpo e credibilidade em meio a diferentes setores. Estamos acreditando, inclusive, que possamos superar a estimativa inicial de 15 mil participantes”, projeta.

A manifestação

O Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético acontece na próxima terça-feira, dia 27, com concentração a partir das 7h30, em dois pontos de partida: Praça Rotatória “Thirso Pelá” (em frente ao Ibis Hotel) e Praça Rotatória da Estrada Vicinal “Antônio Sarti” com a Rodovia “Armando de Salles Oliveira” (próximo à empresa Dedini).

Os manifestantes farão uma caminhada de cerca de 2 Km até a rodovia Carlos Tonani (saídas para as cidades de Ribeirão Preto, Dumont, Barrinha e Jaboticabal), onde acontecerá a apresentação do documento com as principais reivindicações dos setores envolvidos.

O Movimento tem realização da Prefeitura de Sertãozinho, Sindicato dos Metalúrgicos, Força Sindical, CEISE Br, ACIS, SINCOMÉRCIO, Canaoeste, Câmara Municipal, SINDINAP, OAB, AMASERT, SINCOMERCIÁRIOS e Copercana, e apoio da UNICA, Coopercitrus, Coplacana e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentos de Sertãozinho.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMS