16 JAN 2015
Administração Municipal dá continuidade ao trabalho de reforma do prédio da Instituição de Acolhimento de Menores

Os trabalhos da Prefeitura de Sertãozinho não param, e a Administração Municipal tem dado continuidade a várias obras iniciadas no ano passado, como é o caso do prédio da Instituição de Acolhimento de Menores, onde estão sendo investidos mais de R$ 177 mil – recurso exclusivo do município.

A reforma consiste na adequação do local para a implantação de sanitários, troca de pisos e revestimentos, aplicação de forro de PVC e pintura em geral, além da substituição das redes elétrica e hidráulica.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras, a previsão é de que o trabalho seja concluído no próximo mês de março. “Como a Instituição oferece atendimento integral e ininterrupto, temos o objetivo de deixá-la com um aspecto mais aconchegante, para estimular, ainda mais, os jovens atendidos”, comenta o assessor da Secretaria, Arnaldo Bonini Filho.

O que é a Instituição de Acolhimento de Menores?

Com o objetivo de oferecer atendimento provisório para adolescentes em situação de abandono, a Instituição de Acolhimento de Menores trabalha buscando resgatar na família dos jovens, a responsabilidade e os papéis de cada um dentro do ambiente familiar.

A Instituição permite que os adolescentes tenham acesso a serviços intersetoriais, e que, além disso, tenham garantidos, todos os seus direitos. “O órgão contribui, principalmente, para prevenir o agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos familiares. Também promovemos aos jovens atendidos, o acesso à cultura, ao lazer, ao esporte, à educação e à saúde”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara, que antecipa: “hoje, o setor atende dez jovens, mas ao final da reforma, a capacidade de atendimento subirá para 20 pessoas”.

A Instituição atende adolescentes de 12 a 18 anos, de ambos os sexos, que residem no município de Sertãozinho e no Distrito de Cruz das Posses, trabalhando em regime de acolhimento institucional de jovens que vivenciaram situações de risco social e pessoal, e que, consequentemente, tiveram seus direitos violados.

O serviço oferecido conta, ainda, com avaliação, supervisão, orientação e acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, da Justiça da Infância e da Juventude, e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMS