E saiba como este programa pode ajudá-lo a conquistar a sua vaga no mercado de trabalho
Na última segunda-feira, 12, a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), deu início às inscrições do “Time do Emprego” – um programa que tem como objetivo preparar o trabalhador na busca de uma ocupação compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.
Ao todo, 20 vagas estão disponíveis para os treinamentos oferecidos pelo programa, que têm como público-alvo cidadãos a partir de 16 anos, que estejam desempregados. “No ‘Time do Emprego’ os participantes terão a oportunidade de interagir com outras pessoas, trocar ideias sobre profissões diversas e descobrir com qual delas se identifica melhor. Além disso, eles receberão várias orientações sobre como elaborar um currículo, como se preparar para uma entrevista de emprego e como estabelecer metas de vida”, explica a supervisora do PAT, Nara Cíntia Abreu.
O programa conta com 12 encontros, que serão realizados às quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, na sede da APAMI, localizada à rua Sebastião Sampaio, 1.040, no Centro.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23, no PAT, localizado à rua Epitácio Pessoa, 1.429, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. No caso dos candidatos com menos de 18 anos, é necessária apresentação do CPF dos pais e/ou responsáveis.
Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 3942-3566.
O que é o “Time do Emprego”
Com o objetivo de orientar e preparar trabalhadores desempregados, o “Time do Emprego” é um programa estadual que já beneficiou mais de 23 mil pessoas, tendo a tarefa de orientar os participantes na elaboração de currículos e prepará-los para entrevistas de emprego. Além disso, os participantes são incentivados a conhecerem a si mesmos, suas habilidades e competências, e estabelecem metas de trabalho e de vida, para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho.
Para isso, os participantes devem formar um grupo, no qual trocarão experiências sobre seus antigos empregos e, assim, descobrir em qual área poderá ter um melhor desempenho. O trabalho tem como base uma metodologia canadense, que foi adaptada pela Secretaria de Estado do Emprego e Relação do Trabalho.