12 DEZ 2014
Gestantes sertanezinas podem se vacinar contra coqueluche, difteria e tétano nas Unidades Básicas de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho, por meio da Vigilância Epidemiológica, segue realizando a imunização das gestantes contra coqueluche, difteria e tétano. A vacina, que faz parte do calendário vacinal das gestantes, é indicada para as mulheres que estão entre a 27ª e 36ª semana de gestação (até 20 dias antes do parto).

Em Sertãozinho, a imunização acontece de forma permanente em todas as salas de vacina, porém, a Vigilância Epidemiológica alerta que a dose protege apenas por seis meses. Portanto, a criança também deverá tomar a vacina, depois dos dois meses de vida. “É muito importante que todas as gestantes tomem a vacina. A coqueluche é uma doença infectocontagiosa aguda do trato respiratório, que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, as mais vulneráveis são as crianças menores de um ano, em especial, as menores de seis meses,” explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Santos.

Locais de vacina

A vacinação para gestantes ocorre em todas as salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, com exceção da USF do Jardim Helena, que atende das 7h30 às 15h30, e da UBS de Cruz das Posses, que funciona das 7h30 às 13h30.

Confira os endereços:

- UBS Jardim Alvorada – Rua Paulo Meloni, 674 – Fone: 3947-3232;

- UBS Jardim Jamaica – Rua Tenente Hélio Batista de Oliveira, 531 – Fone: 3947-3231;

- UBS Cohab III – Av. Hideo Takada, s/nº – Fone: 3947-1646

- UBS Cohab VIII – Rua Victório Bisson, 396 – Fone: 3945-0961

- UBS Cruz das Posses – Rua Floriano Peixoto, 1034 – Fone: 3949-1102;

- USF Jardim Helena – Rua Sebastião Damascena, 187 – Fone: 3942-6542;

- Centro de Saúde II – Rua Pedro Bighetti, 910 – Fone: 3945-0475.

Transmissão da doença

A coqueluche é transmitida por uma bactéria e, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma das dez maiores causas de mortalidade infantil. O principal sintoma é a tosse forte, o que faz com que a doença seja confundida com outras enfermidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMS