28 NOV 2014
Você sabe o que é o Centro POP?

Projeto implantado em Sertãozinho realiza atendimento especializado à população adulta em situação de rua

A área de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertãozinho tem celebrado a implantação de mais um importante projeto. Trata-se do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) - um projeto do Governo Federal realizado em parceria com a Prefeitura de Sertãozinho.

As atividades estão em andamento no município desde o mês de maio, e têm como objetivo prestar atendimento especializado à população adulta em situação de rua. Atualmente, o projeto atende cerca de 70 usuários cadastrados, que participam, diariamente, de oficinas socioeducativas. Eles também recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, e contam com um espaço reservado para banho e lavagem de roupa.

Segundo a coordenadora do Centro POP, Flávia Caroline Cândido, o local tem várias propostas de atendimento. “A unidade possibilita condições de acolhida na rede socioassistencial; contribui na construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento. Além disso, também ajuda na restauração e preservação da integridade e da autonomia da população em situação de rua, promovendo ações para a reinserção familiar e comunitária”, explica.

O que é um Centro POP?

O Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) é uma unidade pública e estatal de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A unidade deve representar espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. No caso do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua é ofertado para aqueles que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, e tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva do fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares, que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Outras atividades realizadas no Centro POP

O Centro POP também tem um atendimento chamado “Serviço Especializado em Abordagem Social”, em que são realizadas ações de monitoramento e identificação de pessoas em situação de rua no município.

As ações desenvolvidas são: oficina da rua, com uma terapeuta ocupacional; e abordagem em vias públicas, através do trabalho da equipe de Redução de Danos do Programa DST/AIDS.

Recentemente, por meio das atividades realizadas, firmou-se uma parceria com o Albergue Noturno, através da ação “Casa de Passagem”, para que essas pessoas atendidas pela entidade sejam cadastradas e inseridas em alguma atividade do Centro POP.

Além das atividades permanentes, este ano, o Centro POP, em parceria com a Vigilância Epidemiológica e com o Programa DST/AIDS, realizou uma campanha de vacinação, em duas diferentes regiões do município, em que 35 pessoas em situação de rua receberam a primeira dose das vacinas contra hepatite e tétano, e a tríplice viral.

A unidade recebe doações de roupas e produtos de higiene pessoal. Quem tiver interesse em ajudar, pode se dirigir diretamente à sede do Centro POP de Sertãozinho, localizado à rua Paulo Meloni, 720, no Jardim Alvorada.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3945-8453.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMS