21 NOV 2014
Sábado é dia de vacinar o seu animal de estimação contra a raiva!

Neste sábado, dia 22, os proprietários de animais de estimação têm um importante compromisso: vaciná-los contra a raiva.

Em Sertãozinho, a ação de vacinação acontece das 9h às 15h, na Praça 21 de Abril, no Centro, e toda a população está convidada a aproveitar a oportunidade de imunizar os animais contra a raiva, que é uma doença que pode levar à morte. “A vacina antirrábica é gratuita e deve ser aplicada em todos os cães e gatos, a partir de três meses de vida. É importante destacar que, a margem de segurança da vacina é muito alta, ou seja, ela não oferece riscos à saúde dos animais; muito pelo contrário, ela os protege contra uma enfermidade muito grave, que é a raiva, que pode ser transmitida aos seres humanos em casos de mordedura de animais infectados pelo vírus que, geralmente, é transmitido por morcegos”, explica a coordenadora do Núcleo de Controle de Zoonoses, a médica veterinária Marília Rosa Rodrigues.

Cruz das Posses

O Distrito também receberá mais uma ação de vacinação específica, no domingo, dia 23, das 9h às 15h, na Praça Central, onde os agentes vacinadores atenderão a população, gratuitamente.

“É importante que o proprietário tenha em mente que, garantir a saúde do animal de estimação é uma responsabilidade que lhe cabe, integralmente. O Ministério da Saúde oferece, de forma gratuita, a vacina contra a raiva, que é uma doença grave e muito séria; então, os cidadãos precisam se comprometer, levando em conta que, ao vacinar seu animal de estimação, ele também está cuidando de sua própria saúde e da de terceiros”, destaca Marília Rodrigues.

Outras orientações

Fêmeas prenhas ou em período de amamentação, e animais que passaram por cirurgia há pelo menos 3 dias, também devem receber a vacina antirrábica.

Quem tiver o cartão de vacinação deve levá-lo e apresentá-lo aos agentes de vacinação.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMS