O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é 17 de novembro. E, evidentemente, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem organizando algumas atividades, que serão realizadas já a partir da próxima semana.
Programação do Mês
- 06/11, quinta-feira, às 19h, no Parque do Cristo
Abertura das atividades:
Apresentação do dançarino Kleber Fávaro - “Somos todos diferentes, com direitos iguais”;
Apresentação da Banda Marcial da Juventude de Sertãozinho;
Iluminação Especial do Cristo Salvador.
- 12/11, quarta-feira, das 9h às 12h, na Praça de Cruz das Posses
Apresentação do Núcleo de Dança “Wladimir Mendes e Adriano Santos”;
Aferição de Pressão Arterial;
Orientações sobre Diabetes e Câncer de Próstata;
Aferição da Glicemia.
- 14/11, sexta-feira, às 14h, no Centro de Convivência do Idoso
Palestra: “Saúde do Homem” – Com o médico urologista João Paulo da Cunha
Onde: Rua Washington Luís, 603, Jardim Sumaré
- 22/11, sábado, às 20h, na Praça de Cruz das Posses
Apresentação da “STZ JAZZ BAND”, distribuição de panfletos com orientações educativas e outras atividades à população.
Dados no mundo e no Brasil
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos.
No Brasil, ainda segundo os dados do Ministério, é a quarta causa de morte por câncer. É bom lembrar que, quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.
Prevenção
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde, para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens, com 45 anos de idade ou mais, façam um exame de próstata anualmente.
Onde obter mais informações em Sertãozinho
Procure informações na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. E lembre-se: cuide de sua saúde sempre.