Os processos de gestão na área da saúde têm evoluído a passos largos nos últimos tempos e, nesse contexto, Sertãozinho mostra, mais uma vez, que está um passo à frente, já que é um dos poucos municípios da região que adotam com rigor o trabalho de Auditoria em Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde possui, desde 1998, um setor especializado nos cuidados com todos os procedimentos que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) no município, que desde então, viu seus investimentos na área aumentarem em larga escala, tanto nas unidades hospitalares, centros e postos de saúde, como nas unidades de atividade de apoio. Trata-se do setor de Avaliação, Auditoria e Controle.
Com o objetivo de analisar e comparar se os procedimentos prestados aos pacientes estão em conformidade com o que é previsto em contrato, o setor de Auditoria em Saúde também avalia a execução de programas e convênios, assim como a destinação correta dos recursos disponíveis, garantindo a utilização integral dos mesmos em suas respectivas demandas. “Esse setor é de extrema importância para o gerenciamento dos recursos e processos da saúde, pois proporciona a identificação de erros operacionais, estruturais e de gestão de pessoas, possibilitando a correção dos mesmos, para que seja garantida a qualidade de todos os serviços”, avalia a secretária da pasta, Rita Montenegro, que completa: “temos uma equipe totalmente preparada para lidar com casos críticos, e com habilidade suficiente para que esses problemas possam ser melhorados, através de estratégias de curto ou longo prazo”.
Uma característica marcante da atual gestão da pasta da saúde, em Sertãozinho, é o investimento na capacitação dos profissionais que atuam na área, o que, evidentemente, se estende aos oito funcionários do setor de Auditoria.
Recentemente, dois deles, o médico Dr. João Batista Ortolan e a assessora técnica Débora Paschoal, participaram do maior evento do gênero no Brasil: o 13º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar (AUDHOSP), promovido em Águas de Lindóia/SP.
Tendo como proposta de trabalho a gestão de conflitos, o evento abordou diversos temas, dentre eles o financiamento da assistência para além do pagamento por produção; regras de incentivos; rede de atenção à saúde; protocolos de assistência; incorporação tecnológica e sistemas de informações.
O AUDHOSP reuniu centenas de congressistas e teve como principal objetivo aumentar, ainda mais, o relacionamento dos profissionais, e definir propostas de melhorias para a saúde pública. “O encontro abordou diversos temas interessantes, muitos dos quais, envolvem ações que podem ser implantadas no nosso município. E é sempre que com esse intuito, de agregar iniciativas positivas em nossas rotinas de trabalho, que incentivamos nossos profissionais a se capacitarem cada vez mais”, conclui Rita Montenegro.