A Escola Municipal de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti” gerencia uma iniciativa da qual Sertãozinho pode se orgulhar. Em tempos em que as crianças não sabem diferenciar um legume de uma hortaliça, a cidade conta com um projeto que ensina os jovens a cultivarem a terra e plantarem seus próprios alimentos.
Estamos “falando” do projeto “Jovem Agricultor do Futuro”, que tem atendido neste ano, 70 pessoas, entre cidadãos interessados e alunos das escolas estaduais “Professora Edith S. Dalmaso” e “Ana Passamonti Ballardin”, e das escolas municipais “Prof. Antônio Cristino Cabral”, “Prof. José Negri” e “Prof. Roberto Zanutto Desidério”.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através das secretarias de Meio Ambiente e Educação e Cultura, e da Escola de Educação Ambiental, em parceria com o Sindicato Rural de Sertãozinho, a FAESP/SENAR de São Paulo e a Destilaria Santa Inês.
As aulas, que funcionam no período contrário ao da escola formal, são realizadas num terreno experimental de aproximadamente 2.500 m², onde os alunos aprendem, na prática, a plantar diversas culturas de legumes e hortaliças, dentre outras técnicas, orientadas por instrutores capacitados nas áreas agrícola e pedagógica. Todos os participantes recebem material didático, uniforme, materiais de EPI, alimentação e transporte.
Recentemente, o projeto entrou em férias, mas será retomado após o mês de julho, e de acordo com a diretora da Escola de Educação Ambiental, Lucília Tremiliosi, já foi possível traçar um panorama positivo com o encerramento das atividades do primeiro semestre. “Estamos muito satisfeitos com o crescimento do projeto neste ano, que está atendendo uma turma bastante interessada nas atividades propostas, que além de incentivarem a adoção de uma consciência ecológica, também estimulam a descoberta de uma fonte de renda, a partir do cultivo e da comercialização de produtos orgânicos”, comenta.
Em geral, os produtos colhidos nas plantações dos projetos são divididos entre os próprios alunos; porém, para este ano, a Escola Ambiental antecipou que está prevista uma ação junto ao Fundo Social de Solidariedade, para destinação dos alimentos às entidades do município.
O projeto “Jovem Agricultor do Futuro” abre turmas anualmente; portanto, os alunos interessados em integrarem a turma de 2015, devem se dirigir às secretarias de suas escolas para obterem mais informações.
Visitação durante as férias
A Escola de Educação Ambiental estará aberta para visitação da população durante as férias escolares, deixando à disposição do público, duas monitoras que levarão os visitantes para conhecerem os trabalhos desenvolvidos no local, os quais também receberão informações importantes sobre o meio ambiente e sua preservação.
Projetos, entidades e associações que queiram visitar a escola com seus grupos, podem agendar a melhor data com antecedência, através do telefone: 3942-6670 ou do e-mail: escolaambiental@sertaozinho.sp.gov.br.
No último dia 26 de junho, por exemplo, a Escola Ambiental foi visitada por um grupo de 15 alunos da Fundação CASA, que tiveram a oportunidade de estabelecer um contato direto com a natureza e aprender um pouco mais sobre preservação ambiental.
A Escola de Educação Ambiental atende ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h; e está localizada à avenida Dr. Romeu Bonini, s/nº, anexa ao Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”.