A Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho deu início, recentemente, a uma campanha de conscientização da população, que objetiva o aprimoramento do agendamento de consultas na rede municipal de saúde.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a motivação para o desenvolvimento da campanha, se deu a partir da apuração do número de pacientes com consultas agendadas, que deixam de comparecer, mas não avisam a UBS sobre a desistência. “A partir de um levantamento, verificamos que o número de pacientes faltosos chega a 37%, um número bastante significativo, se levarmos em conta que, por dia, são realizadas 1.068 consultas por agendamentos, nas diversas especialidades médicas”, explica a assessora da Secretaria responsável pelo estudo, Débora Paschoal.
A ação tem orientado os cidadãos a desmarcarem suas consultas em caso de não comparecimento. “A ideia é conscientizar a população e disseminar o hábito das pessoas de desmarcarem suas consultas, caso não possam comparecer. Com isso, a Secretaria de Saúde pode antecipar as consultas de outros pacientes interessados, diminuindo o tempo de espera pelo agendamento em especialidades médicas. Entendemos que a campanha incentiva a cidadania e a responsabilidade dos cidadãos, evitando a perda de vagas nos atendimentos de especialidades”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro.
Desmarcando uma consulta
Para desmarcar uma consulta previamente agendada, é bem simples. Basta que o cidadão entre em contato através do telefone da UBS onde sua consulta está marcada, com no mínimo 48 horas de antecedência, conforme relação abaixo:
- Consultas com especialidades médicas – 3942-7007
- UBS Cohab III – 3947-1646
- UBS Alvorada – 3947-3232
- UBS Alto do Ginásio – 3947-3229
- UBS Central – 3947-3230]
- UBS Cohab VIII – 3947-4695
- UBS Jamaica – 3947-3231
- UBS Jardim Helena – 3942-6542
- UBS Shangri-lá – 3947-6393
- UBS Cruz das Posses – 3949-1102
Atualização cadastral
A Secretaria Municipal de Saúde possui um protocolo de atuação quando necessita desmarcar consultas agendadas, em função da ausência de algum médico, como explica a secretária Rita Montenegro. “Quando os médicos comunicam suas faltas com antecedência, nossa equipe avisa os pacientes que estavam agendados por telefone e, no mesmo contato, já informam a nova data de agendamento. Isso só não se torna possível, quando acontecem imprevistos de última hora, em que um médico se acidenta ou adoece, ou em casos de cirurgiões que estão atendendo emergências médicas ou partos. Mesmo nessas situações, o paciente não deixa a UBS sem ter sua consulta reagendada”, pontua Rita, que completa: “é importante lembrar que, não existe uma recorrência de ausência de médicos e que nossa coordenação médica realiza um acompanhamento criterioso desses casos, cujas horas faltosas, geralmente, são compensadas pelos profissionais. Nas situações em que o médico contratado não possui uma justificativa ou se recusa a realizar a compensação, o mesmo tem seu dia de trabalhodescontado”.
Para o paciente pré-agendado dispor da facilidade de ser informado antecipadamente, quando da ausência do médico, é necessário manter seus dados cadastrais atualizados junto aos sistemas das Unidades Básicas de Saúde, informando pelo menos dois telefones para contato, mesmo que um deles seja para recado.