Realizado no último dia 24, na Escola Municipal de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti”, o Curso Básico de Cultivo de Orquídeas promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sertãozinho, em parceria com o CAORP (Círculo de Amigos Orquidófilos de Ribeirão Preto), superou as expectativas dos organizadores e registrou a presença de 80 participantes.
O curso, que foi dividido entre orientações teóricas e atividades práticas, teve como palestrante o diretor técnico do CAORP, Luciano Nogueira Ribeiro, que deu dicas de preparação de vasos com materiais reutilizáveis, como o isopor; cultivo de mudas e identificação de possíveis pragas.
Uma curiosidade em relação ao curso foi o fato das inscrições para o mesmo terem sido condicionadas à doação de uma peça para a Campanha do Agasalho 2014. A iniciativa solidária foi tão bem aceita pelos participantes que, nos próximos dias, a direção da Escola de Educação Ambiental repassará ao Fundo Social de Solidariedade as 150 peças arrecadadas por meio da ação.
A diretora do Departamento de Educação Ambiental, Lucília Tremiliosi, fez um balanço positivo da ação. “Ficamos muito satisfeitos com a adesão dos orquidófilos sertanezinos ao curso e esperamos realizar outros encontros, com o intuito de estimular o cultivo de orquídeas e, principalmente, a troca de mudas entre orquidófilos, aumentando assim, a diversidade dessas plantas, inclusive no orquidário da Escola Ambiental que receberá, em breve, novos exemplares de orquídeas”, afirmou Lucília, que completou: “só podemos agradecer pelo apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela parceria com o CAORP, que propiciaram a realização dessa ação”. (Assessoria de Comunicação PMS)