Promover a capacitação e a atualização dos conhecimentos dos profissionais ligados à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Sertãozinho. Foi com esse propósito que, recentemente, colaboradores do Departamento de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal participaram de um treinamento ministrado pelo especialista em trânsito, Théo Luiz Humenhuk, da cidade de Vacaria/RS.
O curso, que teve duração de 40 horas, abordou assuntos como as alterações recentes na legislação, redução da maioridade penal, responsabilidade do menor no cometimento de infrações de trânsito, obtenção de CNH, órgãos de trânsito e suas responsabilidades, e missão dos agentes de trânsito, além de aulas práticas de abordagem ao cidadão e patrulhamento nas escolas. Já a ação prática contou com a participação de representantes da Polícia Militar e da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), que resultou na apreensão de seis veículos.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Coronel João Batista de Camargo Júnior, a meta é que esse tipo de treinamento ocorra, no mínimo, uma vez ao ano, devido à sua importância para atualização e aperfeiçoamento dos profissionais que aplicam as leis de trânsito. “A Secretaria de Segurança Pública prima pela qualificação dos profissionais que a representam. Após esse treinamento intensivo, nosso planejamento é que os comandos de trânsito sejam realizados semanalmente, visando tirar de circulação veículos sem condições de segurança e com falta de licenciamento”, apontou.
Defesa Civil do município participa de seminário em São Paulo
Mantendo a proposta de melhorar, cada vez mais, os serviços prestados pela Defesa Civil do município, o coordenador do departamento, José Marcelo Cassaro, e a assessora Elaine de Oliveira Souza participaram, neste mês de maio, do curso “Gestão de Recursos Federais de Defesa Civil”, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
O evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o propósito de capacitar agentes de Defesa Civil e gestores integrantes da Administração Pública estadual e municipal, no processo de captação, aplicação e prestação de contas de recursos federais.
De acordo com Cassaro, a ação foi muito produtiva. “Recebemos informações importantes quanto ao preenchimento dos formulários para pedido de recursos, e os padrões a serem observados na elaboração de projetos de engenharia e na prestação de contas dos recursos recebidos. De posse dessas informações, temos mais segurança e autonomia para buscar novas fontes de recursos junto ao Ministério da Integração Nacional, à Secretaria de Recursos Hídricos ou através de convênios com o Estado, que são essenciais para o desenvolvimento do município na área de Defesa Civil”, finalizou. (Assessoria de Comunicação da PMS).