Ação, que tem como público-alvo meninas entre 11 e 13 anos, segue até abril
Na última terça-feira, 11, teve início a campanha de vacinação contra o HPV no município de Sertãozinho – uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica.
Já na primeira semana de realização da campanha, a cobertura vacinal aconteceu em 16 escolas das redes municipal e estadual de ensino de Sertãozinho e Cruz das Posses, além de algumas escolas particulares. “A adesão das alunas à vacina foi muito satisfatória nessa primeira semana da campanha. Vamos seguir um cronograma bem amplo até o final do mês de março, que contemplará todas as escolas do município gratuitamente. Assim, pedimos que as alunas se informem sobre a data da vacinação em suas escolas e compareçam munidas da carteira de vacinação”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Santos.
De acordo com a secretária de Saúde, Rita Montenegro, é muito importante que os pais conversem com suas filhas e as incentivem a se vacinarem. “A vacina é muito eficaz no combate ao HPV, cujos vírus são importantes agentes causadores do câncer de colo de útero. Por isso, é necessário que os pais se engajem nessa campanha e incentivem suas filhas a receberem a vacina, que está sendo oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde”, apontou.
O cronograma de vacinação segue na próxima semana, contemplando as seguintes unidades educacionais:
- Dia 17/03 (segunda-feira): Escola Quarup, Colégio Saber e EMEF “Roberto Zanutto Desidério”;
- Dia 18/03 (terça-feira): Escola Estadual “Profª. Maria C. R. S. Magon”, Escola Estadual “Winston Churchill”, EMEF “Prof. Anacleto Cruz” e EMEF “Profª. Nair Teixeira Ortolan”;
- Dia 19/03 (quarta-feira): EMEF “Dr. Sílvio Sarti”, EMEF “Profª. Maria Aparecida Ortolan Bellini” e Escola Estadual “Ferrucio Chiaratti”;
- Dia 20/03 (quinta-feira): Escola Estadual “Edith Dalmaso” e Escola Estadual “Nícia F. Z. Girardi”;
- Dia 21/03 (sexta-feira): EMEF “Marilena Arantes Meneghini” (CAIC).
É importante lembrar que, as meninas que faltarem à aula e não receberem a vacina, poderão se imunizar apenas a partir do dia 31 de março, nas Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde do município. (Assessoria de Comunicação PMS)