“Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”. Esse é o lema da campanha de prevenção ao HIV e doenças sexualmente transmissíveis, que está sendo trabalhada pelo Ministério da Saúde, para o Carnaval deste ano. O objetivo é conscientizar a população da importância da utilização do preservativo, a popular camisinha.
Seguindo a mesma linha de atuação, em Sertãozinho e Cruz das Posses, o Programa DST/AIDS, por meio do Centro de Referência de Infectologia e Redução de Danos, intensificará as ações preventivas e de conscientização da população, durante as quatro noites de comemoração da folia carnavalesca. “A camisinha tem 95% de eficácia para prevenir uma doença sexualmente transmissível. Por isso, vale lembrar que seu uso não é uma questão de desconfiança, e sim, uma questão de saúde e segurança para ambos”, comenta a coordenadora do setor, Drª Renata Abduch.
Além da proposta informativa, as equipes do Programa DST/AIDS farão a distribuição gratuita de preservativos nos pontos de comemoração do Carnaval na cidade. Assim, de 1º a 04 de março, uma equipe vai interagir com o público de Sertãozinho, na Avenida Almir Maria Miranda, e no mesmo período, outra fará o contato com os foliões de Cruz das Posses, na Praça “Coronel Francisco Schimidt”.
Os agentes também estarão presentes no Baile de Carnaval do Centro de Convivência do Idoso, que será realizado neste sábado, dia 1º, a partir das 20h.(Assessoria de Comunicação da PMS)