20 DEZ 2013
Sertãozinho recebe certificação de “Município VerdeAzul” e o prêmio “Franco Montoro”

Recentemente, o município de Sertãozinho se destacou durante a cerimônia de entrega dos certificados do Programa “Município VerdeAzul”, ocorrida na Assembleia Legislativa de São Paulo, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas.

A ação, que aconteceu no último dia 10, contou com a participação de representantes dos mais de 489 municípios paulistas, que apresentaram planos de ação e foram avaliados pelo programa, que analisa o desempenho ambiental das cidades paulistas, levando em conta quesitos como esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura e conselho ambiental.

Na ocasião, 67 municípios receberam a certificação de “Município VerdeAzul”, pois atingiram um dos critérios de avaliação do programa, que consiste na obtenção de nota superior a 80. Sertãozinho conquistou o 36º lugar, atingindo 84,3 pontos e subindo 18 colocações em relação ao ano de 2012, quando ficou como município de número 54 no Ranking Ambiental Paulista.

Apesar do desempenho positivo no programa, no ano de 2013, a grande conquista aconteceu quando o município foi anunciado como vencedor do prêmio “Franco Montoro”, ficando em primeiro lugar em sua Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que conta com 39 municípios inseridos na bacia hidrográfica do rio Mogi-guaçu. Assim, Sertãozinho ficou à frente de municípios mais populosos, como Mogi Guaçu e Araras.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Gomes, celebrou as duas conquistas. “Essa é a primeira vez que Sertãozinho recebe o prêmio 'Franco Montoro', e toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente está bastante satisfeita. Em relação à certificação de 'Município VerdeAzul', nossa colocação no ranking superou nossas expectativas, pois esse ano foi marcado por muitas dificuldades. Então, isso nos deixa muito felizes, pois estamos colhendo os frutos de nosso trabalho”, afirmou Gomes, que antecipou: “as premiações reafirmam o compromisso da Administração Municipal com a preservação ambiental e são muito positivas para o município, pois em 2014, teremos prioridade na captação de recursos junto ao Fundo Estadual de Prevenção e Combate da Poluição, além de valorizar as ações na área do turismo”.

A lista do Ranking Ambiental Paulista 2013 pode ser conferida em www.ambiente.sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/12/Municipio-verdeazul-11-12-2013.pdf. (Assessoria de Comunicação PMS)