13 DEZ 2013
Em pauta: a inovação da leitura

Sertãozinho participa do 6º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

A inovação da leitura foi um assunto amplamente discutido durante o 6º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, ocorrido na última semana, na Biblioteca de São Paulo, na capital do Estado. O evento foi promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas (SISEB) e pela própria Biblioteca de São Paulo, e contou com a participação de gestores de cultura de vários municípios paulistas, além de bibliotecários que receberam treinamento específico.

Na ocasião, o diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Sertãozinho, João André da Rocha, representou o município e participou de vários debates sobre o novo conceito “Biblioteca Viva”, através do qual as bibliotecas deixam de ser depósitos de livros, para se tornarem polos de difusão de informação e cultura, onde, além de livros, é possível encontrar outros recursos, como internet, espaços interativos, salas de exibição e reuniões, vídeos e outras ferramentas de comunicação.

Comparando os conteúdos apresentados no seminário com as atividades já desenvolvidas no município, o diretor do Departamento de Cultura e Turismo acredita que Sertãozinho está trilhando o caminho certo rumo à inovação da leitura e à facilitação do acesso da população às várias formas culturais. “Hoje, nossa cidade é uma das pioneiras no interior do Estado, em aplicação dos conceitos de 'Biblioteca Viva'. Nossa participação nesse evento garantiu nosso efetivo envolvimento no plano do SISEB, de trazer ao interior experiências semelhantes às da Biblioteca de São Paulo. Com isso, a região também será atingida, porque devemos integrar nossas bibliotecas num único sistema para troca de dados e experiências”, comentou João André.

O profissional também pontuou que, a participação efetiva no SISEB, favorece a concretização do projeto de construção de novos prédios para as bibliotecas de Sertãozinho e Cruz das Posses. “O SISEB tem viabilizado recursos financeiros através de editais, para modernização das bibliotecas e, muitos deles, são voltados para bibliotecas comunitárias e escritores. Então, entendemos que nossa participação efetiva no sistema, favorece o projeto da Administração Municipal de construção de novos prédios para abrigar as bibliotecas de Sertãozinho e Cruz das Posses. As negociações estão caminhando; inclusive, a coordenadora do SISEB, Adriana Ferrari, já visitou Sertãozinho há alguns meses para discutir conosco esse projeto”, pontua o diretor de Cultura e Turismo.

É importante lembrar que, no quesito incentivo à leitura, o ano de 2013 foi bastante produtivo para o município de Sertãozinho, que sediou um curso regional sobre contos infantis e cuja Feira do Livro, que recebeu novo formato, tem sido referência para outros municípios. “Além disso, os servidores das bibliotecas de Sertãozinho e Cruz das Posses têm passado por treinamentos em atendimento e informática. Ou seja, estamos trabalhando muito e colocando em prática as ações do governo municipal, do prefeito Zezinho Gimenez e do vice Valter Almussa, propostas à população”, pontuou João.

Também é possível antecipar que, em breve, a população sertanezina será presenteada com uma nova biblioteca pública, que funcionará no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que será inaugurado no Jardim Santa Marta. (Assessoria de Comunicação PMS)