25 OUT 2013
Preservando o folclore brasileiro

Biblioteca Municipal de Sertãozinho vai celebrar o Dia do Saci, no próximo dia 31

Nada de influências norte-americanas e de celebrações ao Dia das Bruxas. Na próxima quinta-feira, 31, a Biblioteca Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior” vai celebrar o Dia do Saci.

Sim, o Dia do Saci existe e foi instituído pela Lei Federal nº 2.762/2003, devendo ser comemorado, segundo a matéria, no dia 31 de outubro, resgatando essa importante figura do folclore brasileiro em contraponto às celebrações norte-americanas do Dia das Bruxas (Halloween), que têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil.

Assim, no próximo dia 31, Dia do Saci, a Biblioteca Municipal de Sertãozinho aproveitará o ensejo para explorar os mitos de várias figuras do nosso folclore, como o Saci-Pererê, a Cuca, a Iara, o Curupira, entre outas, através da contação de histórias. Por ocasião da celebração, a equipe da Biblioteca também vai disponibilizar livros específicos sobre o folclore brasileiro.

De acordo com a chefe de Bibliotecas e do Centro Municipal de Memórias, Sonia Maria Sarti, a celebração do Dia do Saci será uma ótima oportunidade para as crianças interagirem com as lendas folclóricas brasileiras e para os adultos relembrarem o período da infância. “É de extrema importância esse resgate das tradições folclóricas brasileiras, que são tão ricas e devem ser apresentadas ao imaginário infantil. Além disso, os adultos de hoje tiveram bastante contato com esse universo na infância, mas a maioria nem sabe que há dez anos existe uma data para celebrar talvez a mais popular das figuras folclóricas brasileiras, que é o Saci”, comenta.

Como participar

Qualquer cidadão pode visitar o anexo da Biblioteca Municipal na próxima quinta-feira, dia 31, quando será celebrado o Dia do Saci. O local está recebendo decoração típica para criar uma atmosfera que desperte a imaginação dos visitantes. O atendimento ao público será das 8h às 17h.

Escolas públicas e particulares de Sertãozinho e Cruz das Posses podem levar seus alunos para participarem da comemoração, agendando horário diretamente com a Biblioteca, através do telefone 3942-5168.