18 OUT 2013
Escolas municipais de Sertãozinho têm alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Recentemente, a Secretaria de Educação e Cultura de Sertãozinho foi notificada pela Coordenação da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) sobre o desempenho dos alunos das escolas municipais, que participaram do evento ocorrido no primeiro semestre deste ano.

Na ocasião, 775.023 alunos brasileiros participaram da olimpíada, na qual 72 alunos das escolas municipais de Sertãozinho foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, desempenho que, segundo palavras do Coordenador Nacional da OBA, o astrônomo e professor Dr. João Batista Garcia Canalle, foi considerado “excelente”.

O quadro de medalhas das escolas municipais que tiveram alunos inscritos na olimpíada ficou distribuído da seguinte forma:

- EMEF “Prof. José Negri” – 18 medalhas de ouro, 3 de prata e 7 de bronze;

- EMEF “Profª Marilena Arantes Meneghini - CAIC” – 1 medalha de prata e 2 de Bronze;

- EMEF “Prof. Raul do Prado Vianna” - 1 medalha de prata e 3 de bronze;

- EMEF “Prof. Anacleto Cruz” - 1 medalha de prata e 2 de bronze;

- EMEF “Dr. Silvio Sarti” – 4 medalhas de bronze;

- EMEF “Profª Maria Aparecida Ortolan Bellini” – 3 medalhas de prata e 3 de bronze;

- EMEF “Prof. Roberto Zanutto Desidério” – 4 medalhas de ouro, 7 de prata e 7 de bronze;

- EMEF “Elydia Carneiro da Rocha” - 2 medalhas de ouro e 2 de bronze.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Alexandre Salomão Bitar, parabenizou as escolas, professores e alunos pelo desempenho na OBA. “É uma grande alegria ver nossos alunos atingindo tamanho sucesso em disputas tão concorridas, como a OBA. Temos de reconhecer o mérito dos nossos alunos, mas também dos professores de cada escola, que dão o melhor de si para atingir esse tipo de resultado e imagino que, na Semana do Professor, esse seja um grande presente. Todos estão de parabéns”, comentou.

O que é a OBA?

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Podem participar da OBA alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até os do último ano do Ensino Médio. A olimpíada ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de apenas um ano letivo. (Assessoria de Comunicação da PMS)