18 OUT 2013
Vem aí o III Encontro Regional de Folia de Reis!

Cerca de 30 grupos são esperados para o evento apoiado pelo Departamento de Cultura e Turismo de Sertãozinho

A Folia de Reis é um dos mais tradicionais festejos da cultura popular brasileira, influenciada pela colonização portuguesa. Uma tradição católica ainda comum nas pequenas cidades, mas que vem perdendo espaço nos grandes centros urbanos.

Foi pensando no resgate e na consolidação da memória dessa cultura, que a Prefeitura Municipal de Sertãozinho, através do Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com o grupo de Folia de Reis “Unidos de Sertãozinho”, decidiram realizar no próximo dia 27, domingo, a partir das 8h30, na Praça Maria Cândida, no Jardim Alvorada, o III Encontro de Folia de Reis.

O evento consistirá numa procissão que passará pelas ruas Edmundo Teixeira até Coronel Francisco Schmidt e Pedro Canesin a Washington Luiz, chegando à praça. O ato religioso será sucedido pelas apresentações das companhias de Folia de Reis.

Segundo informações do coordenador do grupo de Folia de Reis “Unidos de Sertãozinho”, Anderson Luís de Oliveira Justino, que tem ajudado na organização do evento, cerca de 30 grupos são esperados para o encontro. “Temos a expectativa de fazer um belo evento, resgatando a tradição da Folia de Reis e apresentando essa cultura para as novas gerações, com a adesão de grupos que virão de outras cidades da região para se apresentar”, afirma.

Para o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, João André da Rocha, esta é uma ação cultural que a população deve prestigiar. “O evento, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. É com muito prazer que fortalecemos esse tipo de cultura em nossa cidade e contamos com a participação e o prestígio da população”, finalizou. (Assessoria de Comunicação da PMS)