24 SET 2013
Trabalhando em prol da população

Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania prepara equipe multiprofissional para aprimorar o atendimento social no município

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertãozinho está celebrando a retomada de projetos e a implantação de novos procedimentos, que visam o aprimoramento do atendimento social oferecido à população em situação de vulnerabilidade.

Durante o mês de setembro, com a contratação de profissionais por meio de processo seletivo, a equipe da secretaria recebeu um novo reforço (o que já proporcionou a retomada de projetos) e reuniu-se para a definição de medidas que vão nortear as intervenções socioassistenciais, conforme as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social.

Retomada

Com os profissionais recém-contratados assumindo suas funções, alguns projetos desenvolvidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade foram retomados, como as oficinas de trabalhos manuais que, de acordo com o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), prevê o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos com as famílias que são atendidas pelo serviço da Proteção Social Básica. Assim, são ensinadas as práticas de bordado, corte e costura, pintura em tecido, artesanato, entre outras, que servem como alternativa de geração de renda e como oportunidade de emancipação para essas famílias.

Aprimorando o atendimento social

Amadurecer e consolidar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no município de Sertãozinho. Essa é uma das metas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, que já está em andamento, com o objetivo de adotar o Cadastro Único (CADÚNICO), como base de dados para o desenvolvimento das políticas sociais dentro do município.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Neide Bernardo Anceschi, a adoção de um sistema unificado vai auxiliar no aprimoramento do atendimento social oferecido à população. “O CADÚNICO é a porta de entrada para a inclusão em programas federais e, a partir deste ano, também será utilizado para centralizar as informações sociais do município. Uma vez unificadas as informações, teremos maior exatidão de dados sobre a população em situação de vulnerabilidade social, o que facilita possíveis intervenções e garante que as políticas públicas sejam direcionadas e efetivadas”, afirma a secretária.

Apesar da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania possuir uma Central de Atendimento para realizar os cadastramentos do CADÚNICO, evitar transtornos e grandes deslocamentos para a população são preocupações permanentes. Dessa forma, a coleta dos dados das famílias atualmente cadastradas em algum programa social, para inclusão no CADÚNICO, tem sido feita pelos representantes dos próprios CRAS. Com o banco de dados atualizado, a reavaliação dos dados das famílias cadastradas, que tem de acontecer a cada dois anos, será facilitada, agilizando a identificação daquelas que ainda se enquadram ou deixaram de se enquadrar nos programas sociais oferecidos.

O prefeito Zezinho Gimenez avalia positivamente todas as transformações que estão ocorrendo na área social do município. “Todo o quadro de profissionais que integram a equipe de Desenvolvimento Social segue as regras da legislação vigente, o que é de extrema importância para o andamento desse setor; tanto é que, pouquíssimo tempo após as adequações realizadas nesse sentido, projetos importantes já foram retomados e outros, que visam a melhoria dos serviços oferecidos, estão sendo implantados. O caminho é esse e nossa intenção é que a atuação de todos os setores municipais se amplie cada vez mais”, finaliza Gimenez. (Assessoria de Comunicação da PMS)