19 SET 2013
Trabalho Técnico Socioambiental da obra de macrodrenagem já está em execução

A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, deu início ao Trabalho Técnico Socioambiental (TTS) da obra de macrodrenagem, que está sendo executada pela Secretaria Municipal de Obras em toda a extensão da avenida Antônio Paschoal, neste mês de setembro.

A execução do TTS foi possível graças a um recurso viabilizado pelo Governo Federal, através de convênio com a Caixa Econômica, destinado para a realização de ações que atenuem os transtornos causados à população, em decorrência da realização de obras de grandes proporções. A empresa contratada para desenvolver o trabalho foi a Travain Serviços de Treinamento Ltda., que prestará este serviço até que a obra de macrodrenagem chegue ao fim. O investimento é de aproximadamente R$ 400 mil e será totalmente custeado pelo recurso federal.

Com a execução do TTS, diversas atividades de mobilização social e educação ambiental serão desenvolvidas com a comunidade. “As ações visam integrar o morador residente nas áreas de execução da obra, aproximando-o dos benefícios que ela lhe trará. Claro que grandes obras acabam trazendo alguns transtornos para os moradores das redondezas, por conta da interdição de ruas e da geração de resíduos, mas com a mobilização da comunidade, será possível minimizar essas dificuldades”, explica a diretora do Departamento de Fomento à Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara.

Ainda segundo a profissional da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, outro ponto positivo do início do TTS é a centralização das informações a respeito da obra de macrodrenagem. “Um site específico sobre a obra de macrodrenagem de Sertãozinho foi criado e já está no ar. Através dele, o cidadão poderá esclarecer dúvidas, enviar sugestões ou fazer reclamações, o que consideramos positivo, já que, assim, será mais fácil termos acesso às dificuldades das pessoas que residem no entorno da obra”, avalia Janaína Crosara.

O endereço do site da obra de macrodrenagem de Sertãozinho é www.macrodrenagemstz.com.br. Na página, é possível ter acesso a imagens do andamento da obra e informações detalhadas sobre o que é o TTS, além de notificações sobre reuniões comunitárias, visitas domiciliares e articulações com grupos sociais e escolas da área de abrangência da obra que serão realizadas.

Segundo informações do secretário municipal de Obras, Carlos Alberto dos Anjos, a implantação dos novos emissários de esgoto atingiu, neste mês, a marca de 3.360 metros. “Atualmente, estamos executando o trecho compreendido entre as ruas Expedicionário Lellis e Dr. Pio Dufles, sendo que o cronograma de execução dos emissários, previsto para o mês de setembro, será concluído dentro do prazo”, finaliza o secretário. (Assessoria de Comunicação da PMS)