18 SET 2013
Semana do Trânsito tem início em Sertãozinho

Ação seguirá até domingo, com várias reflexões sobre responsabilidade, segurança e gentileza no trânsito

Na manhã desta quarta-feira, 18, a Prefeitura Municipal de Sertãozinho abriu oficialmente as atividades da Semana do Trânsito no município, durante cerimônia realizada para cerca de 400 pessoas, no Teatro Municipal “Profª. Olympia Faria de Aguiar Adami”.

A solenidade de abertura da Semana do Trânsito de Sertãozinho foi marcada pela premiação do Concurso Cultural do Trânsito, realizado na semana passada, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com os alunos do 4º ano das 15 escolas municipais. Assim, estiveram presentes ao evento os alunos, professores e diretores das escolas participantes, além de representantes das forças policiais e autoridades municipais, como o prefeito Zezinho Gimenez; o secretário municipal de Educação e Cultura, Alexandre Salomão; o vereador e representante da Câmara de Vereadores, Fabiano Trigo; o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Austher Faria; o assessor para assuntos de Segurança Pública, coronel João Batista de Camargo Júnior; entre outras.

Antes do anúncio das frases vencedoras, cuja espera gerou ansiedade e sentimento de torcida nos alunos, as escolas foram certificadas pela participação no concurso, que registrou um total de 300 frases inscritas, que foram analisadas por uma Comissão Julgadora, que teve a missão de selecionar as três sentenças que melhor se encaixavam na proposta de impactação e conscientização da Semana do Trânsito.

Assim, por conquistar a terceira colocação, a aluna Bianca Felipe, da EMEF “Profª. Nair Teixeira Ortolan”, foi premiada com um rádio portátil. A segunda colocada, Tainara Aparecida Alves da Silva, da EMEIF “Prefeita Maria Neli Mussa Tonielo”, recebeu um aparelho MP3. E a campeã, Isabela Vitória de Oliveira, da EMEF “Alfeu Rodrigues Santinho”, foi presenteada com uma bicicleta doada pela Guarda Civil Municipal e comemorou: “estou muito feliz e gostei bastante do prêmio”, disse.

É importante lembrar, que as frases vencedoras do concurso serão impressas em faixas e afixadas em três pontos estratégicas do município, acompanhadas de veículos inoperantes em função do envolvimento em graves acidentes de trânsito.

Para o prefeito Zezinho Gimenez, a iniciativa do DEMUTRAN em promover a Semana do Trânsito de Sertãozinho, atingindo também a conscientização das crianças, é muito positiva. “Considero extremamente importante esse trabalho preventivo realizado com as nossas crianças, pois elas são capazes de cumprir uma missão fiscalizadora com seus próprios familiares, por isso, todos os envolvidos nesse processo estão de parabéns”, afirmou Gimenez, que completou: “o trânsito em nossa cidade ainda precisa melhorar bastante, principalmente no respeito dos motoristas aos pedestres. E é por isso que, a Administração está trabalhando com afinco, com o objetivo de que em breve, tenhamos um tráfego mais organizado e condutores mais responsáveis, prudentes e gentis”.

Próximos eventos

As atividades da Semana do Trânsito de Sertãozinho seguem até domingo, dia 22, com a realização das seguintes ações:

- 20/09, sexta-feira: Dia Municipal Sem Carro – A Prefeitura Municipal está incentivando a população a reduzir o uso do carro neste dia, optando por outros meios de locomoção, como o transporte coletivo, as bicicletas ou caminhadas, com a intenção de que o hábito de reduzir o uso de automóveis, ao menos uma vez na semana, seja incluído na rotina da população.

- 21/09, sábado: Trânsito na Praça – Das 8h às 13h, na Praça 21 de Abril, um conjunto de atividades será desenvolvido para esclarecer dúvidas da população. Haverá brincadeiras educativas para crianças e jovens, além de apresentações musicais e do Canil da Polícia Militar. As secretarias municipais de Meio Ambiente e de Saúde também apoiarão a ação: a primeira, em celebração ao Dia da Árvore, doará mudas aos cidadãos e promoverá a tradicional Feira de Adoção de Animais; já a segunda, realizará aferição de pressão arterial e testes de glicemia nos munícipes.

- 22/09, domingo: Passeio Ciclístico – Toda a população está convida a participar dessa ação, que tem por objetivo fomentar o respeito aos ciclistas e contrapor o tempo gasto com veículos automotores no trânsito, frente ao uso das bicicletas. A concentração será no Ginásio de Esportes “Docão”, às 8h30min, de onde partirá o passeio, que percorrerá um trajeto de 7,5 km até a Praça 21 de Abril, onde será realizado um sorteio de brindes para os participantes.

Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no site (www.sertaozinho.sp.gov.br) e na página da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, no Facebook. (Assessoria de Comunicação PMS)