17 SET 2013
Sertãozinho já tem um “Comércio Receptivo”

Prefeitura Municipal certifica 31 empresas da cidade, que participaram do projeto de qualificação

Na manhã desta terça-feira, 17, no Paço Municipal de Sertãozinho, aconteceu a cerimônia de certificação de 31 empresas, que participaram da primeira etapa do projeto “Comércio Receptivo”, desenvolvido pela Prefeitura, através das secretarias de Indústria e Comércio e Educação e Cultura e do Departamento Municipal de Cultura e Turismo.

Na ocasião, estiveram presentes representantes das empresas participantes do projeto, instituições apoiadoras e autoridades municipais, como o prefeito Zezinho Gimenez, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, o vereador e representante da Câmara Municipal, Fabiano Trigo, entre outras. A imprensa local também prestigiou o evento.

Ao usar a palavra, o prefeito Zezinho Gimenez demonstrou toda a sua satisfação por esta importante conquista para empresários e trabalhadores do comércio sertanezino. “Sem dúvida, o projeto 'Comércio Receptivo' veio para melhorar ainda mais a imagem de nossa cidade frente aos turistas que nos visitam. Parabenizo as secretarias envolvidas na elaboração e execução desse projeto, pelo empenho em qualificar não só os profissionais que trabalham no comércio, mas também, por expandir a visão dos empresários do comércio de Sertãozinho, que é tão tradicional e que merece crescer e ser reconhecido cada vez mais”, afirmou Gimenez.

Em sua explanação, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, apresentou dados de um levantamento feito após a realização da primeira etapa do projeto e falou sobre a importância da ação. “É muito importante qualificar nossas empresas, para que elas estejam cada vez mais preparadas para receberem quem vem de fora. Recebendo bem nossos visitantes, a cidade fica cada vez mais rica, em receptividade e financeiramente. Temos como grande exemplo a Fenasucro, que atraiu 35 mil pessoas, que contribuíram muito para a economia de Sertãozinho, e que têm no bom acolhimento dos estabelecimentos comerciais, o retorno por seus investimentos no município”, declarou Liboni.

Para o vereador Fabiano Trigo, o projeto “Comércio Receptivo” tem de se tornar um programa permanente. “Se o comerciante quiser que um cliente volte à sua empresa, é preciso que ele e seus colaboradores estejam qualificados o bastante para atraí-lo mais uma vez. Achei ótima a ideia central desse projeto e, para mim, ele deveria ser permanente”, disse.

Após a realização da cerimônia de entrega de certificados aos representantes das empresas participantes, um café da manhã, com delícias preparadas pelas alunas do projeto social “Mão na Massa”, foi servido aos convidados.

O Projeto

Iniciado em maio desse ano, o projeto “Comércio Receptivo” é inspirado na visão de que é preciso receber bem todos aqueles que contribuirão positivamente na economia sertanezina. Por esse motivo, sua atuação tem foco na realização de ações de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Na primeira etapa do projeto foram oferecidos cursos profissionalizantes aos funcionários de 43 empresas cadastradas, incluindo palestras e workshops, com conteúdos específicos para formação e aperfeiçoamento dos trabalhadores e do empresariado locais.

Das 43 empresas inscritas, 31 conseguiram atingir a meta de 100% de frequência de seus colaboradores em todas as atividades propostas, recebendo assim, o certificado de “Comércio Receptivo”. Ao todo, 187 trabalhadores também foram certificados, por concluírem totalmente a carga horário de capacitação oferecida pelo projeto.

A segunda etapa do “Comércio Receptivo” já tem previsão de ser realizada em 2014. (Assessoria de Comunicação da PMS)