13 SET 2013
Foco: trabalhando para melhorar cada vez mais a saúde em Sertãozinho

A Administração Municipal vem trabalhando com afinco para que os serviços de saúde oferecidos pelo município atinjam um nível de qualidade cada vez maior. É por isso que, nos últimos meses, a Prefeitura de Sertãozinho tem investido fortemente na área da Saúde, com a compra de medicamentos, modernizando equipamentos e melhorando a ambientação das Unidades Básicas de Saúde (UBS's).

Dentre os investimentos mais recentes, que ultrapassam a marca de R$ 3 milhões, destacam-se a aquisição de medicamentos para abastecimento das farmácias das UBS's; novos computadores, máquinas de lavar e ferros de passar roupas; materiais de expediente, como formulários para atestado e receituário médico; mobília para consultórios médicos; instrumentais para exames clínicos e materiais de limpeza, higiene e consumo interno; além de suplementos alimentares, dietas enterais e fórmulas lácteas.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, parte dos equipamentos foram adquiridos através do incentivo Qualis UBS – um programa estadual que tem como objetivo apoiar os municípios na reestruturação física das UBS's, provendo infraestrutura adequada às equipes de atenção básica para desempenho de suas ações, através de aporte financeiro. “É importante destacar que, o Qualis UBS incentivou à compra de apenas alguns equipamentos e móveis. O que tem sido de extrema importância nesse processo de melhoria dos serviços de saúde do município são o suporte e a atenção que a atual Administração tem dado a essa área, sem medir esforços para que a população tenha atendimentos e diagnósticos de qualidade”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro.

Outra prioridade da Prefeitura Municipal tem sido a contratação de exames de diagnóstico por imagem, para o rápido atendimento da população. Nesse ponto, de fevereiro até agosto, os investimentos ultrapassaram a ordem de R$ 1 milhão, que compreendem contratos anuais com empresas que serão responsáveis pela execução de exames de mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada, além de ecocardiograma, endoscopia digestiva e retossigmoidoscopia. “Sertãozinho se destaca quando falamos em números de ressonâncias, ultrassonografias e tomografias, pois é uma das poucas cidades da região que financia a realização até oito vezes maior de exames do que a cota disponibilizada pelo SUS, com o objetivo de atender todos os cidadãos com presteza”, comenta Rita Montenegro.

A municipalidade também tem se preocupado com a conservação dos prédios que abrigam as unidades de saúde, sendo que três deles já estão recebendo nova pintura: UBS “Dr. Fauze Ali Mere” (Shangri-lá), UBS “Antônia Canhoto Spigolon” (Alto do Ginásio) e Laboratório Municipal “Vicente de Paulo Baleotti”. “Entendo que todos os investimentos que estamos fazendo são extremamente positivos, pois eles englobam ações para tornar o atendimento cada vez mais ágil e humanizado, sendo que nossa meta é avançar cada vez mais. Toda nossa equipe está empenhada para isso”, finaliza o prefeito Zezinho Gimenez.