13 SET 2013
SAEMAS adquire aparelho para aferição de hidrômetros

O SAEMAS (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho) deu mais um passo importante para aprimorar ainda mais a qualidade de seus serviços, com a aquisição, no final do mês de julho, de um medidor portátil, que possibilitará precisão ainda maior na aferição e verificação de hidrômetros com suspeita de irregularidades.

O aparelho, também chamado de “bancada de medição”, foi construído pela empresa LAO - marca pioneira na fabricação de medidores de água e gás, e no desenvolvimento de soluções em sistemas de medição, com certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Com a chegada do novo equipamento, o SAEMAS também investiu na capacitação de seus funcionários, que assistiram a uma palestra, ministrada pelo assistente técnico da LAO, Weverthon Araújo, que acompanhado pelo representante comercial Edson Toneli, forneceu explicações sobre os sistemas de medição de água e gás, além dos processos dos sistemas de metrologia, tipos de hidrômetros, fabricação e formas de funcionamento.

Segundo informações do superintendente do SAEMAS, Carlos Roberto Sarni, o novo equipamento já está em funcionamento. “O aferidor possui um medidor volumétrico, que recebe a passagem da água. Através de um sensor, é calculada a quantidade e, em seguida, uma mensagem é enviada até o indicador digital com sensor de volume, que aponta um valor, que logo é calculado com base na planilha de vazões, sendo que, em questão de minutos, o resultado atesta se há ou não erro no hidrômetro”, explica Sarni, que completa: “o aferidor adquirido é leve e portátil, de material inquebrável e muito utilizado pelo Exército. É um excelente equipamento, que nos dá uma margem de precisão muito segura”.

O equipamento está disponível, inclusive, para atender solicitações de munícipes que queiram confirmar o funcionamento adequado de seus hidrômetros. Os interessados devem protocolar seus pedidos na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada à rua Barão do Rio Branco, nº 1.618 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.