13 SET 2013
Já pensou em ficar um dia sem carro?

Eventos da Semana do Trânsito de Sertãozinho vão propor esta e muitas outras reflexões

Na próxima quarta-feira, dia 18, a Prefeitura de Sertãozinho abrirá oficialmente as comemorações da Semana Municipal do Trânsito que, durante cinco dias, incentivará a conscientização e a educação no trânsito.

Dentre as reflexões que serão propostas pela campanha, um dos destaques é o Dia Municipal Sem Carro, que acontecerá na sexta-feira, dia 20. “Estamos incentivando os cidadãos sertanezinos a deixarem seus carros na garagem neste dia, utilizando meios coletivos de transporte ou ecologicamente corretos, como as bicicletas, por exemplo. O objetivo é atingirmos uma redução considerável do tráfego de veículos nessa ação”, comenta o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Austher Faria.

Além disso, eventos culturais, prestação de serviços e até um passeio ciclístico estão sendo organizados para a campanha, que será realizada de 18 a 22 de setembro. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Sertãozinho: www.sertaozinho.sp.gov.br.

Segundo informações do assessor para assuntos de Segurança Pública do município, coronel João Batista de Camargo Júnior, durante a Semana do Trânsito, o objetivo tem foco na informação. “Essa campanha é um complemento para as ações que a Prefeitura já realiza para tornar o trânsito mais fluido e seguro. Temos 77 mil cidadãos habilitados e uma frota de 73 mil veículos, o que nos dá uma proporção de cerca de um veículo para cada condutor habilitado. Então, o que queremos com as ações é que os condutores tenham dimensão da responsabilidade que assumem com a sua vida e a de terceiros, quando estão dirigindo um carro”, afirma coronel Camargo, em referência a um estudo nacional que comprovou que 98% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas, sendo que em 21% desses casos, o motivo dos acidentes é a embriaguez ao volante.

Recentemente, o DEMUTRAN iniciou um trabalho diário de organização do trânsito em importantes rotatórias da cidade, que absorvem o fluxo de veículos oriundo das empresas localizadas nos distritos industriais, com a finalidade de reduzir as chances de acidentes e as aglomerações. “No horário de pico, compreendido entre 16h30min e 17h30min, que é quando o expediente das indústrias é encerrado, os agentes de trânsito organizam a saída dos veículos, contendo assim, engarrafamentos e possíveis acidentes por imprudência ou imperícia”, conclui coronel Camargo. (Assessoria de Comunicação da PMS).